MENU

05/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 05/11/2020 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

 

Macarrão do Joca é de fácil preparo e oferece a opção de juntar outros “recheios” tais como queijo cortado em cubinhos, palmito em conserva, couve-flor cozida e tomate cereja

Macarrão do Joca – Ingredientes: 1 cebola grande cortada em 4 partes; 1 maço de brócolis em buquês cozido; 1/2 colher (sopa) de sal; 1/2 xícara (chá) de azeite; 2 tomates picados; 3 dentes de alho fatiados; 3 litros de água; 200 gramas de azeitonas pretas sem caroço; 250 gramas de bacon em cubos; 500 gramas de macarrão tipo Parafuso; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Numa panela grande, ferva a água e o sal. Junte o macarrão e cozinhe por 10 minutos ou até ficar "al dente". Escorra, passe em água corrente e reserve. À parte, frite o alho no azeite até dourar. Adicione a cebola, o bacon e frite até o bacon ficar crocante. Acrescente o tomate, a azeitona, sal e pimenta. Junte os brócolis e refogue até amaciar. Misture ao macarrão e sirva em seguida. Sugestão para acompanhar: Corte carne de peito de frango em cubos e tempere com alho socado, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe marinando neste tempero durante algumas horas. Depois, frite a carne em óleo quente e quando estiver dourada, pingue um pouco de água para “amaciar”, mas não deixe formar molho. Sirva como acompanhamento do macarrão. Dica: Use macarrão “grano duro”. Variação: Também pode ser preparado com macarrão integral. A carne do acompanhando pode ser feita na “air fryer”.

O Bolo de Maçã e Castanhas faz lembrar o Natal e final de ano. Pode ser uma boa ideia para também presentear alguém especial

Bolo de Maçã e Castanhas – Ingredientes: 100 gramas de manteiga; 200 gramas de açúcar; 4 ovos; 350 gramas de farinha de trigo; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; 3 maçãs médias raladas no ralo grosso; 200 gramas de castanhas do Pará trituradas; 100 gramas de uvas passas brancas (opcional) e 1 colher (sopa) de canela em pó. Preparo: Numa tigela, misture o açúcar e a manteiga até formar um creme. Junte os ovos, um a um, e continue batendo. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo peneirada com o fermento, alternando com o leite. Bata até obter uma massa lisa. Acrescente a maçã ralada, as castanhas, uvas passas e a canela em pó. Coloque a massa em fôrma, untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido (180º) e asse até ficar dourado. Cerca de 40 minutos. Retire do forno e desenforme depois de frio. Variações: Substitua as castanhas do Pará por castanhas de caju ou nozes.

Kramiek

Ingredientes: Meio quilo de farinha de trigo; 200 gramas de uvas passas escuras e sem sementes; 50 gramas de fermento biológico fresco; 1 ½ xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal; 1 ovo. Preparo: Numa tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar e a pitada de sal. Junte as uvas passas e reserve. Aqueça o leite ligeiramente e dilua completamente o fermento. Aos poucos, junte a mistura de farinha de trigo, sempre sovando a massa. Depois de bem misturada, deixe a massa descansar durante 20 minutos e coberta com um pano. Passado este tempo, sove rapidamente mais uma vez e coloque a massa em fôrma de bolo inglês, untada e enfarinhada. Encha as fôrmas até a metade. Deixe crescer até dobrar de volume. Pincele com o ovo batido e leve ao forno preaquecido (210º). Asse durante aproximadamente 35 minutos ou até ficar dourado. Dicas: Dependendo da farinha usada, a massa poderá ficar grudenta. Se isso acontecer, não adicione mais farinha a fim de “secar” a massa. Mesmo grudando, trabalhe a massa para que os ingredientes se misturem bem e finalize como pede a receita. Opcional:  Se quiser, deixe as uvas passas de molho em rum ou em suco de laranja durante aproximadamente 2 horas; elas ficaram “inchadas” e bem mais saborosas. Escorra-as bem antes de adicionar à massa. Lembrando que é melhor escolher uvas passas graúdas.

Pastel Assado de Ricota

Ingredientes: Massa: 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de gordura vegetal hidrogenada; 15 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó; ¾ xícara (chá) de leite; 1/2 colher (chá) de sal; gema para pincelar. Recheio: 250 gramas de ricota amassada; salsinha picada; orégano e sal a gosto. Misture tudo muito bem e reserve.  Preparo: Misture todos os ingredientes da massa (exceto a gema), mas vá colocando a farinha aos poucos, até que desgrude das mãos. Cuide para que a massa fique bem homogênea. Deixe descansar coberto com um pano durante 20 minutos. Abra a massa e corte em círculos. Coloque o recheio, feche os pasteizinhos, pincele com a gema e leve ao forno preaquecido (180º) até ficarem douradinhos. Sirva a seguir. Dica: A massa não cresce muito. Se quiser, acrescente uva passa ao recheio. Também pode ser usado outro recheio, inclusive doce, se preferir.

  Fotos: GB Imagem  

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...