MENU

28/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 28/10/2020 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]


Reeleição
Conforme levantamento feito pelo site G1, dos 57.707 vereadores que se elegeram em 2026 no País, 47.489 (82,3%) estão disputando a reeleição este ano. Ainda de acordo com o G1, nas eleições passadas 42.206 (73,5%) tentaram novo mandato. Mais da metade se reelegeu. Em Imperatriz, dos 21 vereadores apenas três não disputam a reeleição – Fátima Avelino (MDB), José Carlos (Patriota) e Hamilton Miranda (PSB).  Em 2016, foi apernas um – Adonilson Lima (PCdoB), que foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela odontóloga Rosângela Curado (PDT). Dos 20 vereadores que foram candidatos, 10 continuaram no Palácio Dorgival Pinheiro de Souza.

Vai tentar
O ex-prefeito Ildon Marques vai mesmo buscar se manter na disputa eleitoral. Com a candidatura a prefeito impugnada na primeira instância, ele pode recorrer e também tinha a opção de lançar um substituto. Só que a data para isso terminou na segunda-feira, 26. Portanto, decidiu recorrer contra a decisão da juíza Edilza Barros Ferreira Lopes Viégas, titular da 33ª Zona Eleitoral. O candidato foi intimado para apresentar contrarrazões no prezo de três dias. A decisão é do dia de 25 de outubro/2020. Ildon tem como instâncias para recorrer o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como as eleições estão próximas, poderá concorrer sub judice. É aguardar.

Fora
Vários prefeitos de municípios da região não estão disputando o pleito porque já foram reeleitos. Entre eles, Vagtônio Brandão (Senador  La Rocque), Cicin Neco (Estreito), Valmir Morais (Campestre), Jairo Madeira (João Lisboa), João Piquiá (Sítio Novo) e Edilomar Miranda (Ribamar Fiquene). Mas pelo quadro que está se desenhando, todos têm chances de eleger o sucessor, principalmente em João Lisboa.

E…
Dos prefeitos com direito à reeleição, apenas um da região desistiu de disputar. É o prefeito Montes Altos, Ajuricaba Abreu (PDT). A sua decisão demonstra que ele estava consciente da dificuldade para se reeleger, devido à sua administração não ter agradado a maioria da população.

Rejeitou?
O candidato a prefeito de São Luís pelo Podemos, Eduardo Braide, parece não ter gostado de ter sido associado a Bolsonaro, ao reagir contra uma imagem que circula nas redes com ele ao lado do presidente. De acordo com o material, Braide estaria convidado a população para a visita de Bolsonaro a São Luís, dia 29. “É lamentável que meus adversários prefiram o consórcio das fake news. As pessoas não merecem isso. Não querem isso. Querem de nós propostas que vão melhorar a vida delas. É o que tenho feito, o que tenho ouvido nas ruas. Eu permaneço com o compromisso de propiciar aos eleitores uma eleição limpa, propositiva e somente com a verdade”, afirmou Braide. Pois é…

Assim é
A pesquisa só não presta para o candidato que aparece com baixa preferência dos eleitores. O único que acredita é o beneficiado pelos números, mas se aparecer outra pesquisa que não lhe seja favorável, certamente condenará. Em São Luís, o candidato a prefeito Yglésio Moyses (Pros) reagiu às recentes pesquisas apontando ele em situação desconfortável. “O que está acontecendo nesses institutos de pesquisa locais está virando caso de polícia”, afirmou o deputado, para quem “estão querendo me zerar nas pesquisas, depois de eu ter vencido os três primeiros debates e o meu nome vir crescendo a cada dia. Querem fazer nosso eleitorado crer que não temos viabilidade e estimular o tal ‘voto útil’ no menos pior. Que nojo desse modo de fazer política”.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »