MENU

09/06/2023 às 16h52min - Atualizada em 09/06/2023 às 16h52min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Energético faz mal a saúde

A rotina da atualidade com estudos, trabalhos, a correria do dia a dia, todos sentimos a necessidade de nos mantermos ativos e concentrados a maior parte do tempo possível.
 
Isso nos conduz a utilizar de todos os meios para ficarmos acordado e aumentarmos nossa produção diária.
 
Já outros, em festas e nas baladas querem manter a energia e a animação.
 
Muitos encontram o caminho nas chamadas bebidas com energéticos, e nas baladas, usando com álcool.
 
Você que usa essas bebidas e tem dúvidas sobre seus efeitos colaterais no organismo, e qual a quantidade ideal para consumo, esse artigo poderá ajudá-lo. 

O que tem na lata?

Carboidratos simples e complexos (açucares), cafeína, taurina; vitaminas, o complexo B.
 
A cafeína tem ação cognitiva, de relaxamento e de disposição, melhorando também a cognição mental, física e a percepção do esforço, além de diminuir letargia.

A taurina, um aminoácido, que é produzido pelo próprio corpo, atua com ação destoxificante e antioxidante.
 
A cafeína é a principal preocupação por seus efeitos colaterais e ser um estimulante de ação rápida. Entre seus efeitos nocivos destacamos: vômitos, dores abdominais, dor de cabeça, alucinações, convulsões, taquicardia, palpitações, tremores, insônia, irritabilidade, taquicardia, aumento da pressão arterial, úlceras gástricas e ansiedade.
 
A overdose da substância pode levar mesmo ao óbito. 

E quanto de cafeína tem em uma lata?

A dose recomendada de cafeína para um adulto é de até 400 mg/dia, uma lata de 250 ml tem alguma coisa entre 80 a 90 mg de cafeína.
Lembra que durante o dia consumiremos outros alimentos com cafeína como chocolate, chás, refrigerantes e café. 

Energético e álcool, combinação perigosa!

Além do excesso, outro fator preocupante para a saúde no consumo de energético são as combinações. É comum a mistura de bebidas alcoólicas com o estimulante, mas o que muitos não percebem é que no rótulo desse tipo de produto já existe o alerta de que a mistura não é recomendada.

Por ser uma droga, o álcool gera sintomas quando ingerido e, em grande quantidade, os efeitos colaterais são ainda mais notáveis. Quando combinado com o energético, os sintomas são camuflados fazendo com que a embriaguez não seja notada, colocando os consumidores em situação de risco. Essa camuflagem dos sintomas pode gerar uma série de outros problemas, incluindo a falta de controle da quantidade de energéticos ingeridos em apenas uma noite. O consumo das duas bebidas juntas aumenta bastante o volume de urina, o que leva à diminuição da absorção do sódio e de água nos rins, a consequência, poderá ser uma desidratação severa aumentando de sobre maneira a ressaca.

Afinal!  Energético faz mal?

Existe, sim, casos em que tomar energético faz mal, principalmente quando falamos sobre o seu consumo em excesso, combinações com álcool e ingestão em jejum, mas nem sempre a bebida será prejudicial. Vários atletas, por exemplo, utilizam o energético como pré-treino, já que sua composição gera maior disposição e redução de cansaço.

O importante é observar as suas dosagens de consumo e rever seus hábitos. Estabelecer uma rotina que priorize os bons hábitos sempre será mais recomendado de que recorrer aos energéticos. Mas, caso seja algo pontual, o energético poderá sim ser seu aliado.

Melhore sua qualidade de vida!

Link
Leia Também »
Comentários »