MENU

10/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h00min

MEUS RABISCOS

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

A CIDADE DO AVESSO E DESAVESSO...

Quem se propõe dissertar ou contextualizar algo sobre a cidade de Imperatriz, no sentido crítico, tocado pelas esporas de seus comandantes, para locomover, arrastando-a para o chão batido – lugar impróprio diante de sua grandeza e de sua fertilidade.

É desagradável, complicado e extremamente ruim.

Mas, a má qualidade social força e provoca a intolerância quanto ao poder mandatário municipal... apressadamente no que se estende e se conjuga com o palavreado popular...

...Tocar as bestas (povo) para que andem amortecidos e sem rumo pelo que se assiste cotidianamente... para os atores desalinhados, quanto à memória de seus antagonistas; tem prazo de validade… na próxima eleição esqueceram de tudo.

Vamos aos contratempos: confunde sentimentos, não se explica nem dá argumentos.

RUAS E AVENIDAS...

As ruas e avenidas desta cidade servem de comentário do dia a dia... buraqueiras sem dimensão; a gestão culpa JESUS CRISTO, acusando-o que, foram as chuvas [este ano o inverno foi fraco] que causaram todo esse estrago, mormente, irrecuperável.

Não existe álibi que justifique e defenda essa desatenção pública tão intensa... e olhe, compraram até uma fábrica de asfalto. Bom, às bocas pequenas se fala disso.

Uma observância: [quem não quer ser satirizado… não faça nada, não fale nada, não seja nada, notoriamente, na política partidária].

TRÂNSITO E SINALIZAÇÃO...
Com um trânsito organizado a movimentação dos transeuntes nas ruas da cidade pode ser feita a pé, de bicicleta, moto, carro e ônibus… quiçá que fosse; tudo contrário às regras; péssimas sinalizações, faixas apagadas, sinais eletrônicos com problemas, excesso de velocidade, vulnerabilidades nas portas das escolas...

Doravante, a fiscalização (SETRAN), coercitiva, de multas a apreensão de veículos, é exemplo de assiduidade e dedicação...é um protótipo de qualidade. Pasme!

PASSEIO E CALÇADAS...

Passeio é parte das calçadas para circulação de pedestres, e deve ser reservado como acesso público.

Como o “se” exprime a condição para que se realize e com mais força deixa de realizar... esse condicionante dar, também, um nível hipotético.

Isso se coaduna como paradigma de mando, que faz com o solapado código de postura municipal... determine desocupar as calçadas até com exercício da coação... e alguns “políticos”, consequentemente, mandam reocupar o que a lei proíbe… o mais importante é estar bem com o eleitor.

A alma da fome é política! Difícil de organizar...

Outro inconveniente: obstáculos, o que implica e atrapalha o tráfego de pedestres, com outros riscos...

A exposição de churrasqueiras, queimando carvão para churrasco para complemento de refeição. Hoje, é uma exploração!

Fecha seu espaço com mesas e cadeiras, sem medo de ser notificado, porque a Vigilância Sanitária, só fiscaliza o que não é para ser fiscalizado.

Pense num rolo de arame farpado – esta cidade– que não pertence ao império de ninguém, sem história, sem tradição, sem liderança; é um território sob disputa entre as partes ansiosas em assumir o seu comando, como prefeito. É um amor platônico.

... Falar nisso, vou fazer um questionamento como projeção do tempo... dessa intensa lista de pré-candidaturas ao cargo majoritário... alguém já administrou alguma coisa na progressividade da vida?

A palavra está franqueada...

Vamos para desavesso...

Vamos tomar algo como legítimo. Na Educação, não se vê animosidade por parte de quem usufrui dessa prerrogativa.

Escolas reformadas e bem-acabadas e equipadas, pressupõe-se; à frente, o secretário que prima pela arte e a ciência de empreender, como usufruto de todos no ensinamento e na aprendizagem.

Louvamos sobre o alcance desse processo de socialização.

Coleta de lixo; horizontalmente, na cidade, por exemplo, está sendo feita, razoavelmente, sem deixar muitas sequelas para a população... pela qual, deve-se ater-se dessa qualidade de serviços.

Não temos informação se essa mesma performance está acontecendo nos bairros da cidade. Pelo menos, a grita ainda não veio à tona.

Configurando que em administrações públicas esses adjetivos são peculiares de lidar com os reversos e, também, não ser mau de todo, pode servir.

Culpado é o povo! Somente o eleitor!

Como dizia o saudoso vereador Nerias… "Eleitor, merece é taca”!... Tem eleitor e eleitores...

PUTZ!!!

Link
Leia Também »
Comentários »