MENU

07/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Expo Polo Carajás de Redenção (PA) foi
aberta dia 3 e termina dia 10 de junho

Antes mesmo da abertura oficial da Expo Polo Carajás, aconteceu a Prova de Laço com experientes cowboys.
Depois, antes do início da 15º Mega Leilão Nelore e Convidados, a presidente da Apae de Redenção, Rosângela, falou sobre as ações da entidade no município e em seguida foi apresentado um vídeo sobre o atendimento realizado diariamente.
Houve ainda homenagem a produtores rurais da região que apoiam as ações da Apae no município de Redenção.
Depois, o presidente do Sindicato Rural de Redenção, Márcio Borges, agradeceu a presença de todos e desejou bons negócios aos participantes do leilão.
O Mega Leilão começou com a venda da mula Manchete Santos Reis, de apenas 3 anos de idade, do empresário e pecuarista Roberto Paulinelli, de Rio Maria, no Pará.
 Em seguida, o experiente locutor Eduardo Gomes deu prosseguimento ao leilão de vacas e belos e formidáveis touros da raça Nelore.

 

Abertura oficial

À noite, houve a cerimônia de abertura oficial da 26ª Expo Polo Carajás, com a presença da Promotora Dra. Rosângela Hartmann, que atua na área do meio ambiente; da Juíza Titular do Juizado Especial, diretora do Fórum de Redenção, Dra. Leonila Maria de Melo Medeiros; do presidente da Câmara de Vereadores do município, Rodrigo Universo; do prefeito de Redenção, Marcelo Borges; dos deputados estaduais Tonny Cunha, Fábio Farias, e  Aveilton Silva e dos deputados federais Delegado Caveira (PL-PA) e Joaquim Passarinho (PL-PA) e do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará, Giovani Queiroz, entre outras autoridades.
Houve omenagem às empresas patrocinadoras da Expo Polo Carajás e instituições bancárias como Cresol, Sicredi e Banco da Amazônia, homenagem à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa) e ao Sebrae de Redenção.

 

Homenagens

Teve homenagem póstuma ao produtor rural pioneiro de Redenção, José de Sousa Leão, o José Piauí, com a entrega de uma placa do sindicato aos seus familiares. A placa foi entregue pelo presidente do Sindicato Rural, Márcio Borges.
Ao agricultor do ano de 2023, Edilberto Finta, que recebeu a placa das mãos do deputado federal Joaquim Passarinho e homenagem ao produtor rural Elói Zatta como Pecuarista do Ano de 2023.
O titular da Sedap, Giovani Queiroz, falou em nome do governador do estado, Helder Barbalho, parabenizou a diretoria do Sindicato Rural pela realização da Expo Polo Carajás, destacou o potencial econômico do município que ajudou a criar e o fortalecimento da agropecuária na região.

 

Entrega definitiva de área para o SRR

Em seguida, o prefeito de Redenção, Marcelo Borges, anunciou a entrega definitiva da área onde está localizado o Parque de Exposições ao Sindicato Rural.
O termo de posse, aprovado pela Câmara de Vereadores, foi assinado pelo prefeito Marcelo Borges e pelo presidente do Sindicato Rural, Marcin da Mercovel.

 

Paraná

Ainda noite de sábado (3) houve show o cantor Paraná, que fez dupla o irmão dele, Chico Rei, morto em fevereiro de 2016.
 

 Expositores

 A 26ª Expo Polo Carajás, em Redenção, no sul do Pará, reúne os principais criadores de bovinos e equinos do estado, grandes empresas de nutrição animal, motos e veículos, tratores e   maquinários agrícolas de um modo geral, além de instituições bancárias como a Cresol, o Sicredi e o Banco da Amazônia e uma Praça de Alimentação bastante movimentada e com opções em vários segmentos da gastronomia. E as empresas que vendem drones chamavam a atenção de todos os visitantes com suas impecáveis demonstrações.
 

Cavalgada

No domingo, dia 4 de junho, muitas famílias foram para as ruas de Redenção para ver passar a tradicional e grande cavalgada da Expo Polo Carajás, que nesse ano reuniu mais 3 mil cavaleiros e amazonas, segundo o presidente do SRR, Márcio Borges.
A cavalgada contou com a presença da Rainha da Feira, Sophia Caruzzo, do presidente do Sindicato Rural, Marcim da Mercovel, do deputado federal Joaquim Passarinho, centenas de comitivas de Redenção e de outros municípios como a comitiva do Frigorífico Rio Maria, também no Pará, sob o comando do pecuarista e empresário Roberto Paulinelli. O pecuarista Hélio Júnior veio de Marabá, no Pará, para participar da cavalgada de Redenção. E o empresário Renato Paulinelli veio do Recife prestigiar a cavalgada. Cavaleiros e amazonas percorreram as principais ruas e avenidas de Redenção em um dia sol forte e belo.
Ao final da cavalgada, o presidente do Sindicato Rural, Marcin da Marcovel, entrevista ao programa Conexão Rural, fez uma avaliação positiva do evento, disse que foi tudo perfeito e agradeceu aos patrocinadores e ao público que compareceu e a todas as comitivas participantes.

 

Missa sertaneja

No domingo à noite foi realizada uma missa sertaneja campal, celebrada pelo padre Joaquim, da Paróquia Cristo Redentor.
 

Pecuária

Na segunda-feira, dia 5, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará – Sebrae – em parceria com o Sindicato Rural de Redenção promoveu o Segundo Encontro Pecuária de Corte – Desafios do crescimento.
O objetivo foi a motivação dos produtores rurais e sensibilização à realização de mudanças comportamentais que impulsionarão o crescimento sustentável de seus negócios.
O encontro foi aberto pelo presidente do Sindicato Rural de Redenção, Márcio Borges, o Marcin da Marcovel.
Em seguida, o administrador de empresas com pós-graduação em marketing e agronegócios e analista técnico do Sebrae nacional, Ludovico Riva, que falou sobre a situação da agropecuária no Brasil, com destaque para a pecuária de corte.
Depois, o engenheiro agrônomo e sócio fundador da Athenagro, Maurício Palma, abordou o tema “Perspectivas de Mercado para a Pecuária”.
Após as palestras, houve show nacional gospel com o cantor Marcelo Markes.

 

Conexão Rural

Neste fim de semana e nas próximas semanas o programa Conexão Rural apresentará reportagens feitas durante a Expo Polo Carajás de Redenção.
A cobertura da Feira Agropecuária tem o patrocínio do Sindicato Rural de Redenção, a quem agradeço na pessoa do seu presidente Marcin da Marcovel;
Frigorífico Rio Maria e Haras Santos Reis, a quem agradeço na pessoa do empresário e pecuarista Roberto Paulinelli;
Grupo Zucatelli, a quem agradeço na pessoa de seu presidente Reinaldo Zucatelli;
Colombo Agronegócios de Marabá, Pará, a quem agradeço na pessoa de seu diretor, Hélio Júnior;
E meus agradecimentos também ao deputado federal Joaquim Passarinho, do PL do Pará.

 

Destaques do Conexão Rural

  • Homenagem a produtores rurais pioneiros e cavalgada marcam o início da Expo Polo Carajás de Redenção, aberta dia 3 e que termina dia 10 de junho;
  • Ministério da Agricultura e Embrapa realizam Dia de Campo sobre o sistema sustentável de produção na AgroBrasília 2023;
  • Agrotins 2023, realizada em Palmas, bate recorde com quase R$ 3 bilhões em movimentação financeira;
  • Na parte musical teremos a segunda parte do tributo a João Mineiro e Marciano com Marciano Mendes e Bruno César.
Link
Leia Também »
Comentários »