MENU

03/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 03/06/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Operação 

O Ministério Público do Maranhão informou que a “Operação Tríade” resultou na apreensão de 151 veículos e R$ 4.400 em espécie. A ação foi do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Também foram recolhidos celulares, computadores, notebooks, joias e documentos relacionados à investigação. Sete armas de fogo foram apreendidas e ocorreram duas prisões em flagrante por posse ilegal de armas. A operação fez parte de procedimento investigatório que apura a existência de uma organização criminosa que praticaria fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo o prefeito de Santa Inês, Luís Felipe Oliveira de Carvalho, conhecido como Felipe dos Pneus. Os mandados, expedidos pela desembargadora relatora da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, foram cumpridos com apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil e do Gaeco Piauí. A investigação teve início a partir do encaminhamento de provas compartilhadas pela Polícia Federal após a Operação Free Rider, realizada em abril de 2022. O material compartilhado demonstrou um esquema de montagem e direcionamento de licitações nas quais as empresas contratadas pelo Município de Santa Inês pagavam propina em benefício do prefeito e de pessoas ligadas a ele. Felipe dos Pneus foi afastado, mas em menos de 48 horas voltou ao cargo.

Olha aí!

O Partido Liberal (PL) pode punir oito deputados que contrariaram a posição da sigla, votando a favor da aprovação da Medida Provisória da reestruturação ministerial. Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL é presidido por Valdemar da Costa Neto. Ele garante que haverá punições. Quatro deputados do Maranhão, Pastor Gil, Junior Lourenço, Josimar Maranhãozinho e Detinha, contrariaram a posição da sigla. Também três do Ceará (Matheus Noronha, Yury do Paredão e Júnior Mano) e um da Bahia (João Carlos Bacelar). “Conversei com o presidente Valdemar e todos serão punidos”, revelou o líder da oposição, deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

Antecipação

“A gente pode dizer que haverá a antecipação da eleição da Mesa Diretora. A construção da chapa e a escolha dos candidatos é uma coisa que nós ainda estamos conversando entre nós. É uma discussão interna, que ainda está em construção. Mas a antecipação é uma vontade da quase totalidade dos deputados. Pela estabilidade que a Casa vem vivendo, pela unidade que a Casa tem. Se avizinha, ano que vem, as eleições municipais. Antes que se acirrem as disputas, então a Casa resolveu antecipar”. A afirmação foi feita pela deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia, ao comentar a antecipação da eleição da Mesa Diretora, que deveria ocorrer somente em fevereiro de 2025. Ela quer concorrer à reeleição. 

Palestrante 

A Associação Comercial do Maranhão (ACM) realizará no dia 9 de agosto a 4ª edição do Collab Jovem, o maior evento de empreendedorismo jovem do estado, organizado pelo Conselho do Jovem Empresário da entidade. A palestra master ficará a cargo do ex-jogador Diego Ribas, bicampeão da Copa Libertadores pelo Flamengo. O evento fará parte da programação dos 169 Anos da ACM e vem com a expectativa de ser grande espaço de fomento e estímulo aos negócios liderados por jovens empreendedores (dos 18 anos aos 45 anos), reunindo em um só ambiente espaços de capacitação, mini talk sobre temas centrais para a gestão de negócios, mostra de produtos e serviços, troca de experiências e boas práticas e palestra master. 

Frente

O Congresso Nacional instalou a Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças, destinada a propor medidas legislativas que criem incentivos fiscais para fomentar o microempreendedorismo. O senador Esperidião Amin (PP-SC) foi eleito presidente do colegiado e o deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) será o vice-presidente. Participaram da reunião representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), bancários e microempreendedores.
Link
Leia Também »
Comentários »