MENU

03/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 03/06/2023 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

    

Revalida nos Estados Unidos

Vivemos na atualidade uma pressão sem precedentes para a liberação de médicos formados em Escolas Médicas no exterior, sem o devido reconhecimento pelo que estabelece a Lei Brasileira.

Para exercer a medicina no Brasil é necessário ser inscrito nos Conselhos de Medicina, assim o é em todo o mundo.

Mas aqui, em Pindorama, resolveram inventar a RODA e colocar médicos para trabalhar sem inscrição nos Conselhos.

Inicialmente falarei como é a revalidação do diploma médico nos Estados Unidos e depois falarei sobre o problema brasileiro, as implicações legais e a suas consequências.

Primeira etapa é entrar no site Word Directory of Medical Schools para checar se sua faculdade é reconhecida pelo Estados Unidos. Depois, realizar seu cadastro no Education Comission for Foregein Medical Graduates (ECFMG), a agência que avalia as credenciais médicas apresentadas. Essa instituição é a responsável em lidar com toda a documentação dos médicos estrangeiros.

Etapas necessárias para a revalidação

O United States Medical Licensing Examination (USMLE) é o responsável pelos testes a que todos os médicos estrangeiros precisam realizar e passar, para poderem atuar e fazer residência médica nos USA.

São etapas (steps) para testar seus conhecimentos em Medicina e sua proficiência em Língua Inglesa.

 

Step 1

O exame online avalia o conhecimento em áreas básicas com ênfase em doenças, princípios de saúde e terapia, o número de questões por bloco, podendo variar, mas não é maior que 50, espalhadas em 7 blocos de 1 hora e o teste tem um total de 8 horas. A quantidade de questões não ultrapassa 280 (duzentas e oitenta).

Pode ser realizado em locais credenciados em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O resultado é conhecido em cerca de 30 dias.

 

Step 2 (CK)

Dividido em duas partes, Clinical Knowledge (CK) e Clinical Skils (CS), agendadas separadamente e divididas em parte teórica e prática. A parte teórica se assemelha à prova de residência do Brasil com 8 blocos, 9 horas de prova feitos em 01 dia com 60 minutos por bloco e pode ser feita no Brasil.

A parte prática é obrigatoriamente nos USA, sendo avaliados conhecimentos gerais, ética e profissionalismo, consistindo em 12 atendimentos de primeira consulta. Resultado com 3 meses.

 

STEP 3

Para quem for fazer residência é necessário. São dois dias de provas com casos de situações rotineiras do dia a dia. Os candidatos, com visto J1 para intercâmbio médico, emitido pela ECFMG tem tempo máximo de 7 anos; podem fazer essa prova durante a residência, os com visto H1 de trabalho que dura no máximo 6 anos e tem licença para trabalhar sem supervisão médica. Para isso tem que ter passado no Step 3.

Quando você estiver com todas as notas, pode enviá-las junto com seus documentos ao hospital que escolheu.

 

Match Day (Dia da escolha)

Irá selecionar o programa que tem interesse e a partir disso receberá correspondências para entrevistas. Ao final, os programas têm o ranking e é realizado um cruzamento, sendo o candidato selecionado.
 

Comentários 

Para você atuar como médico em um país com extrema preocupação no adequado atendimento de sua população, essas são as condições.

Em Pindorama querem colocar médicos formados em faculdades desconhecidas por nós, faculdades não reconhecidas, mesmo em seus países de origem. Atuarão sem CRM, ou seja, sem supervisão nenhuma.

Este artigo mostra o descaso de nossas autoridades com a seriedade exigida.

É só comparar o que está ocorrendo, com o descrito.

O Governo Federal quer dar autorização para ser médico sem nenhuma avaliação.

ABSURDO!

OBS.: Ah! Isso tudo é pago pelo candidato!

 
Link
Leia Também »
Comentários »