MENU

31/05/2023 às 00h00min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Especulações

Com filiação do deputado federal Cleber Verde, começam as especulações de que o partido poderia lançar candidato à prefeitura de Imperatriz, com as bençãos do Palácio dos Leões e do Palácio Renato Moreira. E já especulam o próprio nome de Cleber Verde. Mas como se disse, são especulações, até porque o governo do Estado pode apoiar o deputado estadual Rildo Amaral (PP). Vale destacar  que Verde chega ao partido para ser o presidente em São Luís, cujo prefeito, Eduardo Braide, é seu aliado. Em ato realizado na noite desta segunda-feira, o deputado se filiou ao MDB. O presidente nacional do partido, Baleia Rossi, marcou presença, além de outros nomes importantes da sigla, como a deputada federal Roseana Sarney, atual presidente do partido no Maranhão; o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Hildo Rocha; o futuro presidente do partido no estado, Marcus Brandão; e o deputado estadual Roberto Costa. A deputada Janaina Ramos, o prefeito Assis Ramos e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), também estiveram presentes. Cléber Verde fez questão de deixar claro que irá trabalhar e defender que o partido apoie a reeleição de Braide, em 2024.
 

E…

Há a possibilidade do governador Carlos Brandão (PSB) se filiar ao MDB. O deputado Roberto Costa informou que já foi feito convite a ele e à deputada Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa. “Se depender de mim, o governador e a nossa presidente já estão filiados ao MDB”, afirmou Costa.
 

Denúncia 

Ontem o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal definiu, por meio de sorteio, a  lista tríplice para a escolha do relator da representação nº2/2023, apresentada pelo PL, por quebra de decoro contra o deputado maranhense Márcio Jerry (PCdoB). A a lista tríplice tem os deputados Alexandre Leite (União-SP), Ricardo Maia e Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT). Jerry é acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC), durante audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Jerry considera a denúncia absurda. Por trás, Jerry encostou e cochichou algo no ouvido da parlamentar, gerando grande repercussão.
 

Bronca

Operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, foi realizada na manhã de ontem, tendo como principal alvo o prefeito de Santa Inês, Luís Felipe Oliveira de Carvalho, conhecido como Felipe dos Pneus. O procedimento investigatório fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro.  Além de Santa Inês, houve cumprimento de mandados de busca em nove cidades, entre as quais Davinópolis.
 

Posse

Na noite de ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou sessão solene de posse de Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como ministros efetivos. Os dois ocupam na Corte Eleitoral as duas vagas destinadas à classe dos juristas, abertas a partir do término dos mandatos dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach, em 17 e 18 de maio, respectivamente. André Ramos Tavares já atuava no TSE na qualidade de ministro substituto desde 29 de novembro de 2022. Eles foram nomeados na última quinta-feira (25) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de lista quádrupla encaminhada pelo STF. 
 

CPMI

Conforme informação da Agência Senado, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) deverá apresentar, nesta quinta-feira (1º), o plano de trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar as invasões ocorridas às sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de Janeiro. A presidente da CPMI defende a investigação dos autores intelectuais e dos financiadores desses atos. Os integrantes da comissão já apresentaram mais de 460 requerimentos de troca de informações, convocações e quebras de sigilos. Izalci Lucas (PSDB-DF), por exemplo, quer acesso aos dados do celular do ministro da Justiça, Flávio Dino. Também há pedidos de convocação de ex-ministros do governo anterior, como Anderson Torres e General Heleno.
Link
Leia Também »
Comentários »