MENU

27/05/2023 às 00h00min - Atualizada em 27/05/2023 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições

Quibe é um prato originário da cozinha árabe

Massa Básica para Quibes - Ingredientes: 300 gramas de trigo para quibe moído; meio quilo de patinho, bem limpo sem gordura ou nervos, moído; 1 cebola média cortada em rodelas; 1 raminho de hortelã; sal e pimenta síria; 1 pequena pitada de pimenta-do-reino branca, moída. Preparo: Lave o trigo e deixe de molho durante uma hora. Escorra e esprema bem com as mãos. Misture o trigo aos demais ingredientes e passe duas vezes pela máquina de moer carne, regulada na abertura mais fina possível. Está pronta a massa básica de quibe.
Recheio para Quibes - Ingredientes: 250 gramas de patinho moído; sal e pimenta síria a gosto; 1 pequena pitada de pimenta-do-reino e pimenta branca moída; 1 colher (sobremesa) de manteiga; 2 cebolas médias picadas. Preparo: Esquente o óleo e frite bem a carne. Tempere com sal, as pimentas e acrescente a manteiga e a cebola. Quando a cebola começar a dourar, o recheio estará pronto. É utilizado no Quibe Frito e no Quibe Assado.
Quibe Frito - O Quibe Frito utiliza a "Massa Básica" e recheio. Além disso, é preciso ainda um litro de óleo e uma colher de manteiga para fritar; e mais 2 ou 3 colheres (sopa) de manteiga para umedecer o recheio. Forme pequenas bolas com a "Massa Básica". Depois alongue, dando o formato e tamanho de um ovo. Coloque na mão esquerda e vá furando com o dedo indicador direito. Depois afine as paredes o mais possível. Coloque o recheio neste orifício e junte também meia colher (café) de manteiga. Umedeça a mão e feche o orifício, apertando bem as pontas. Esquente bem o óleo misturado com a colher (sopa) de manteiga e frite os quibes aos poucos. Os quibes também podem ser recheados com ricota amassada e bem temperada com cheiro verde, sal e pimenta a gosto.
Quibe Assado - Também utiliza a "Massa Básica", o recheio e manteiga. Unte um refratário com duas colheres (sopa) de manteiga. Disponha, então, 1/3 da "Massa Básica". Em seguida, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Esta segunda camada deve ser bem mais espessa que a anterior. Molhe as mãos e umedeça a massa, apertando as beiradas. O Quibe Assado deve ter aproximadamente 4 cm de espessura. Com uma faca molhada, desenhe losangos na superfície que deve ser bem lisa. Esquente o forno a uma temperatura média de 180º. Derreta duas colheres (sopa) de manteiga e espalhe sobre o quibe. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.
Quibe Cru - Este prato é a "Massa Básica" acima, servida com hortelã, muita cebola cortada em rodelas e azeite de oliva. Cada pessoa tempera a seu gosto.

 

Sopa de Tomates é muito prática e fácil de ser feita

Ingredientes: 3 fatias de bacon picado; 1 cebola picada; 1 colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 litro de água fervente; 2 cubos de caldo de carne; 500 gramas de tomates picados sem pele e sem semente; 2 colheres (sopa) de purê de tomates; 1/2 colher (sobremesa) de açúcar; Sal e pimenta do reino a gosto; 1/2 xícara (chá) de creme de leite; Salsinha para decorar. Preparo: Em um refratário coloque o bacon, a cebola e a manteiga.  Tampe e cozinhe por 3 a 4 minutos na potência 10. Polvilhe com a farinha de trigo, mexa bem e cozinhe por mais 2 minutos na potência 10. Acrescente a água, os cubos de caldo de carne, os tomates, o açúcar, o sal, a pimenta do reino e bata no liquidificador. Acrescente o creme de leite e recoloque em um refratário. Leve ao forno de micro-ondas por mais 2 a 3 minutos na potência 10. Decore com salsinha e sirva a seguir.
 

Bolo de Cenoura Sem Açúcar

Ingredientes: 3 ovos; 1/3 xícara (chá) de óleo vegetal; 200 gramas de cenouras raspadas e cortadas em rodelas; 1 ½ xícara (chá) de adoçante em pó; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo/ 1 colher (sopa) de fermento químico. Preparo: No liquidificador, bata os ovos; o óleo, as cenouras e o adoçante. Transfira para uma tigela. Peneire a farinha e o fermento juntos e acrescente ao líquido batido no liquidificador. Misture bem até obter massa homogênea. Coloque em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido (180º) e asse durante 30 minutos – faça o teste do palito. Desenforme quando estiver morno. Se preferir, cubra com Calda de Chocolate preparada com 2 xícaras (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de cacau em pó; 2 colheres (sopa) de adoçante em pó; 2 colheres(sopa) de óleo vegetal. Misture todos os ingredientes. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Cubra o bolo com a calda ainda quente.

Link
Leia Também »
Comentários »