MENU

27/05/2023 às 00h00min - Atualizada em 27/05/2023 às 00h00min

Chip da Beleza

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

  
Em 11 de Abril de 2023, após 8 meses de debates e estudos o Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução 2333/23 com severas restrições a uso de substâncias esteroides e anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa e desempenho esportivo.

O envelhecimento natural faz parte do ciclo biológico.

A eterna procura da “fonte da juventude” de formulações “mágicas” utilizando os hormônios androgênicos para o emagrecimento, ganho de massa muscular e melhora na disposição física.

A ditadura da estética da sociedade da desatenção onde todos lutam por atenção produzindo apenas mais desatenção acrescentou novos riscos, entre eles se destaca o “chip da beleza”

Praticamente do tamanho de um palito de fósforo, o dispositivo de silicone é implantado no corpo com a promessa de ganho de massa muscular e emagrecimento. Esse dispositivo é colocado no corpo, para liberar continuamente hormônios como a “gestrinona”, esteroide com ações anabolizantes. A promessa é que, com os efeitos androgênicos do hormônio, ocorra emagrecimento, ganho de massa muscular e aumento na disposição física.

Destaco que esse dispositivo, “chip da beleza”, não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode gerar efeitos colaterais graves. Apesar das contraindicações de tratamentos subcutâneos com a gestrinona, hormônio cuja aplicação é a mais frequente, os relatos médicos sobre efeitos colaterais envolvendo os “chips” têm crescido substancialmente.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) se posicionou contra o implante de gestrinona, com o envio de ofícios à Anvisa e ao Conselho Federal de Medicina (CFM) demandando atenção para o assunto, que resultaram na resolução 2333/23, que regulamenta a questão, mesmo com oposição de pessoas que utilizam essas substâncias ao arrepio da Lei.

O dispositivo com gestrinona era injetado no corpo sob a justificativa de tratar a endometriose, distúrbio ligado ao crescimento de tecidos do útero. De uns cinco anos para cá, porém, percebeu-se que o uso do dispositivo para fins estéticos e a combinação com outros tipos de hormônios passou a se intensificar. O nome 'chip da beleza' veio no meio desse processo.

Logo estavam colocando todo tipo de anabolizante nos “chips”, principalmente com a justificativa de aumentar massa magra e diminuir massa gorda.
Não há indicação médica para esse benefício estético.

Na ditadura da vida eterna e da estética, tudo parece valer, mesmo com grave risco a saúde.

A busca pelo corpo, pele e cabelos perfeitos vem levando mulheres, a recorrerem ao chamado "chip da beleza", que promete favorecer o ganho de massa muscular e melhorar disposição, libido, pele e cabelos.

Mas o produto também pode ter efeitos adversos, como no caso da cantora e compositora Flay, que teve seu rosto tomado por espinhas e ganhou 10 kgs de peso após o implante.

Até o momento o chip continua sem nenhuma regulação da Anvisa, que desde 2021 proibiu qualquer propaganda da gestrinona e de produtos relacionados, alegando que a substância é um "risco à saúde pública".

Por se tratar de substância hormonal com possibilidade de causar eventos adversos graves, foi banida de diversos mercados e considerada substância de uso proibido para atletas.

Segundo a Anvisa, o uso da gestrinona só é permitido em cápsulas gelatinosas duras para tratamento de endometriose.

O chip da beleza é colocado sob a pele e libera periodicamente os hormônios que o compõe, em especial a gestrinona, que deu o nome ao chip por conta de seus efeitos anabolizantes, que impactam diretamente a estética. Alguns fabricantes alegam que ele funciona como método anticoncepcional, repositor hormonal para mulheres na menopausa.

Alegam que pode ser anticoncepcional e tratar a endometriose, não existindo comprovação para esse fato.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) também contraindica o uso dos chips e diz que "no Brasil, a utilização de implantes hormonais utilizando esteroides sexuais e seus derivados aumenta de forma avassaladora e perigosa”.

O segredo é morrer novo, o mais velho possível!

 
Link
Leia Também »
Comentários »