MENU

20/05/2023 às 20h45min - Atualizada em 20/05/2023 às 20h45min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições

   

Rocambole de Chocolate Branco e Morangos

Ingredientes: Massa: 6 ovos; 1 pitada de sal; 1 xícara (chá) de açúcar refinado; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1/2 colher (de sopa) de fermento em pó. Recheio: 250 gramas de cream cheese em temperatura ambiente; 150 gramas de chocolate branco derretido; 4 colheres (de sopa) de manteiga sem sal amolecida; 1/4 da xícara (chá) de açúcar de confeiteiro; 300 gramas de morangos picados. Ganache: 300 gramas de chocolate branco picado; 100 ml de creme de leite. Preparo: Massa: Na tigela da batedeira, em velocidade alta, bata os ovos com a pitada de sal até ficar claro e espumoso. Acrescente o açúcar aos poucos, e bata por cerca de 5 minutos, até o creme dobrar de volume. Fora da batedeira, peneire a farinha e o fermento, aos poucos, sobre o creme, misturando delicadamente com uma colher grande. A textura de espuma deve continuar. Distribua a massa numa assadeira untada com manteiga e forrada com papel manteiga (unte também o papel manteiga), espalhando bem com uma espátula, para nivelar. Asse por cerca de 15 ou 20 minutos, à 200ºC até dourar levemente. Faça o teste do palito: enfie um palito de dente no meio do bolo - se ele sair limpo, está pronto. Umedeça um tecido limpo em água quente, torça bem e estique sobre uma superfície limpa.  Desenforme ainda quente sobre esse tecido e retire o papel manteiga. Enrole a massa assada, com o tecido junto, pelo lado menor. Deixe esfriar completamente. Recheio: Em uma tigela média, usando a batedeira, bata o cream cheese até ficar cremoso. Adicione metade do chocolate branco derretido e continue batendo, até formar um creme fofo. Adicione o restante do chocolate branco e bata para incorporar. Por fim, adicione a manteiga e o açúcar e bata até que o creme fique bem leve. Reserve na geladeira. Montagem: Desenrole a massa assada com cuidado.  Cubra com uma camada uniforme do recheio gelado, evitando chegar muito próximo das bordas, e espalhe os morangos picados por cima. Enrole novamente, com a ajuda do tecido, pressionando levemente, mas com firmeza. Reserve na geladeira, envolto em filme plástico, até o momento de servir. Na hora de servir, prepare a ganache, derretendo o chocolate branco no micro-ondas e misturando o creme de leite. Corte as duas fatias das pontas, com uma faca de serra, para dar um acabamento mais bonito, e espalhe a ganache sobre o rocambole, com a ajuda de uma espátula. Decore com morangos, se preferir. Sirva a seguir.

 

Granita de Limão

Ingredientes: Meio litro de água; 1/2 xícara (chá) de açúcar; suco de 5 limões. Preparo: Misture o suco de limão, a água e o açúcar. Mexa bem. Despeje em forminhas de gelo e leve ao freezer (ou congelador) até que fique completamente congelado. Na hora de servir, coloque os cubinhos de limão no liquidificador e, com a tecla Pulsar, bata até o ponto de gelo triturado. Coloque em taças individuais, decore com folhas de hortelã e sirva imediatamente. Dica: Cuidado para não bater demais e desmanchar completamente os cubinhos congelados. Use outras frutas de sua preferência.
 

Sobremesa Dourada

Ingredientes: Massa: 3 colheres (sopa) de açúcar; 3 ovos; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) rasa de chocolate em pó; 4 colheres (sopa) de geleia de frutas para o recheio. Chantilly: 3 colheres (sopa) rasas de açúcar de confeiteiro; 500 ml de creme de leite fresco gelado; 1 colher (chá) de essência de baunilha. Ganache: 1 lata de creme de leite com o soro; 100 gramas de chocolate meio amargo em tablete. Caramelo: 1 copo de açúcar; 1/2 copo de água. Decoração: 4 colheres de licor de sua preferência e raspas de chocolate. Preparo: Faça a massa. Bata o açúcar com os ovos até dobrar de volume. Retire da batedeira e misture suavemente a farinha e o chocolate. Coloque a massa em fôrma retangular (17x25cm) untada e com o fundo forrado com papel untado; asse durante aproximadamente 20 minutos em forno preaquecido moderado (180º). Espere esfriar e desenforme. Corte em duas camadas, recheie com a geleia de sua preferência e divida em 32 pedaços iguais. Faça o chantilly batendo os ingredientes até obter a consistência certa. Reserve na geladeira. Faça o ganache misturando os ingredientes em banho-maria, mexendo bem até dissolver chocolate. Espere esfriar para utilizar. Ferva os ingredientes do caramelo, como se fosse forrar fôrma de pudim. Deixe esfriar um pouco até engrossar. Mergulhe um garfo na calda e deixe cair os fios de caramelo sobre papel alumínio untado com óleo, formando "rendas" do tamanho desejado. Destaque as rendas de caramelo do papel e conserve-as no freezer intercalando-as com papel plástico. Para montar a sobremesa, distribua os pedaços do bolo em 8 taças individuais, borrife com o licor, cubra com chantilly e ganache. Leve à geladeira até o momento de servir e daí decore com as rendas de caramelo e as raspas de chocolate.
 

Galantine de Frango

Ingredientes: Um quilo de frango em pedaços; 1 colher (chá) de tomilho; 1 colher (chá) de sálvia; 1 colher (chá) de estragão; 2 colheres (chá) de endro fresco (dill); 2 envelopes de gelatina em pó incolor e sem sabor; 1 cebola ralada; 1 dente de alho picado; 2 colheres (sopa) de azeite; 4 tomates médios sem pele e sem sementes; 2 xícaras (chá) de maionese; sal e pimenta do reino a gosto. Preparo: Tempere o frango com o sal, a pimenta, o tomilho, a sálvia, o estragão e o endro. Deixe descansar por uma hora. Transfira para uma panela e cozinhe-o em água fervente até ficar macio. Retire o frango da panela, reserve o caldo e desfie a carne. Hidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e deixe repousar por 1 minuto. Leve ao banho-maria para dissolver e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione os tomates, uma xícara (chá) do caldo do cozimento do frango e cozinhe até desmanchar. Misture a carne de frango desfiado ao refogado. Mexa bem e retire do fogo; acrescente a gelatina e a maionese, misturando bem. Coloque em fôrma untada e leve à geladeira até ficar firme. Na hora de servir, se preferir, desenforme e decore com azeitonas e folhas de salsinha.

Link
Leia Também »
Comentários »