MENU

18/05/2023 às 00h00min - Atualizada em 18/05/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 
 

Lista

Em eleição realizada durante esta terça-feira, a Seccional da OAB Maranhão definiu a lista  duodécima dos advogados postulantes à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça pelo Quinto Constitucional. As imperatrizenses Josineile Pedrosa e Alessandra Belfort estão na lista. O advogado Gilson Ramalho, que tinha entrado na lista na primeira eleição, desta vez não conseguiu voto suficiente. São seis homens e seis mulheres. Hoje serão sabatinados pelo Conselho Seccional, que definirá os seis nomes a serem encaminhados para o Tribunal de Justiça, que definirá a lista tríplice a ser enviada ao governador Carlos Brandão, a quem caberá escolher o novo desembargador. Estão concorrendo à vaga Alessandra Belfort e Silva, Ana Cristina Brandão Feitosa, Anna Graziella Santana Neiva Costa, Josineile de Sousa Pedroza, Lorena Saboya Vieira Soares, Valeria Lauande Carvalho Costa, Diego Menezes Soares, Flávio Vinicius Araújo Costa, Gabriel Ahid Costa, Gustavo Sauaia de Oliveira, Gustavo Araújo Vilas Boas e Hugo Assis Passos.
 

E…

A surpresa na segunda eleição para a escolha da lista foi o advogado Flávio Araújo Costa, que dobrou a votação. Ele obteve 3.165 votos. São 1.572 a mais em relação à primeira votação, quando conseguiu 1.593 votos.
 

Comando

O diretor institucional da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, vai se filiar ao MDB da ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney. E já pode chegar como “general”, porque deve assumir o comando estadual da sigla. Ele é irmão do governador Carlos Brandão. O MDB esteve vários anos sob a presidência do ex-senador João Alberto Souza. Atualmente é comandado por Roseana Sarney, que foi eleita em julho de 2021.   
 

Voos

Hoje, a partir das 14h, a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão realiza audiência pública para debater a possibilidade de criação de voos diretos nas rotas São Luís/Imperatriz/São Luís e São Luís/Teresina/São Luís. A reunião contará com a participação dos membros da Comissão e representantes do Governo do Estado, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), das companhias aéreas e do trade turístico. A audiência pública foi proposta pelo deputado estadual Yglésio Moyses.
 

Olha aí!

Por causa de fraude na cota de gênero, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou mais três chapas de vereadores e suplentes no Maranhão. Perderam os mandatos seis vereadores de Vitória do Mearim. Eles são do MDB, PL e Avante, e acusados de usar  candidaturas femininas laranjas nas eleições de 2020, para atender a requisito da Justiça Eleitoral. A filha do atual prefeito de Vitória do Mearim, Fernanda Vieira Silva (PL), registrou candidatura mas não obteve nenhum voto. Sequer participou de ato de campanha.
 

Na pauta

Na sessão de julgamentos desta quinta-feira (18), às 10h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai examinar uma representação da coligação Brasil da Esperança e do candidato eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP), os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Mara Gabrilli (PSD-SP), a Rádio Auri Verde de Bauru (SP) e algumas pessoas com perfis em redes sociais. O atual relator é o ministro Carlos Horbach. A coligação afirma que os acusados propagaram desinformação e alegações infundadas na internet ao reproduzirem vídeo com entrevista dada pela senadora Mara Gabrilli, no programa Jovem Pan News, de que haveria relação entre o Partido dos Trabalhadores (PT), Lula e o assassinato do prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, em 2002. Em 29 de setembro, a ministra Maria Claudia Bucchianeri concedeu liminar para que os provedores da internet removessem, no prazo de 24h, o respectivo conteúdo, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Link
Leia Também »
Comentários »