MENU

15/04/2023 às 10h16min - Atualizada em 15/04/2023 às 10h16min

Restrições a esteroides androgênicos e anabolizantes

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


  
Essa semana o assunto mais comentado nas redes sociais, e na mídia em geral, foi a restrição para a utilização de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes que, de acordo com as evidências científicas disponíveis, colocam em risco e trazem malefícios à saúde, contraindicando o uso com finalidade estética, ganho de massa muscular e melhoria de desempenho esportivo.

Há bastante tempo, os médicos têm observado um abuso na prescrição de anabolizantes e a utilização irregular de, principalmente em forma de “chips da beleza”, “bombas” e da oxandrolona com fins estéticos têm se tornado a maioria das prescrições.

Há mais de oito meses o Conselho Federal de Medicina-CFM se debruçou sobre o problema e, deste fato surgiu a Resolução nº 2333/23, bastante comemorada pela classe médica que trabalha com a seriedade e a responsabilidade exigidas.

Esta resolução é encontrada facilmente nos sites de busca digitando “Resolução 2333/23” e foi publicada no DOU. Tem poder de Lei e sua transgressão levara a sanções previstas o referido diploma legal.

O cardiologista Marcelo Bichels Leitão, cardiologista e diretor científico da Sociedade brasileira de Medicina do Esporte, observa que existem muitos médicos que realizam prescrições completamente inapropriadas e danosas, e que existe um mercado clandestino muito grande, em muitas academias, na internet, que de maneira abusiva vendem com facilidade absurda e visível irresponsabilidade.

Os impactos estéticos, de ganho de performance e de massa muscular, são transitórios, e na outra mão trazem efeitos colaterais graves e às vezes duradouros que podem levar à morte.

O CFM proibiu a indicação para uso nas condições de estética, ganho de massa muscular e ganho de performance. Eles não estão proibidos como algumas plataformas estão colocando, visando demonizar a Resolução do CFM.

Sua utilização é permitida com indicação médica em caso de deficiências devidamente comprovadas com a existência de nexo causal entre a deficiência e o quadro clínico, como a menopausa ou outras em que a reposição tenha evidências sólidas de benefícios cientificamente comprovados como o hipogonadismo.

E as consequências não desejadas?

São diversas no nosso corpo. Nas mulheres a masculinização indesejável, surgimento de pelos no rosto, queda de cabelos, engrossa a voz, irregularidades menstruais, mudanças no humor com irritabilidade, crescimento do clitóris. O risco aumentado de trombose, infarto, arritmia e aumento da morte súbita.

No Homem disfunção da produção da testosterona levando à infertilidade, falta de libido (tesão) e a atrofia testicular.

Por que a atrofia testicular?  Temos uma glândula que produz um determinado hormônio e você toma esse hormônio, a glândula, por um mecanismo de regulação, entra em repouso (não precisa produzir) levando à sua redução de tamanho. Aquelas fotografias do sarado nu, musculoso e com o pinto e o escroto pequeninos é verdade.

Em ambos os sexos causam lesão hepática e hepatites por uso dessas substâncias.

O uso a longo prazo leva a alteração do córtex cerebral e aumenta a área, geralmente, maior entre os usuários de drogas.

Aumentam o risco de determinados tipos de câncer, por exemplo sarcomas.

O nome popular dessas substâncias é BOMBAS!

Muito bem aplicado, causa infarto, câncer, disfunção sexual, perda de tesão, lesão hepática, torna a pessoa mais “burra” e mata.

Quem quiser que use as BOMBAS e... BOA SORTE!
Link
Leia Também »
Comentários »