MENU

11/04/2023 às 00h00min - Atualizada em 11/04/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Violência nas escolas

Com os ataques registrados contra uma escola de São Paulo e outra de Blumenau-SC as autoridades despertaram para a gravidade do problema, que já vem acontecendo há um bom tempo no país.  Medidas começam as ser tomadas para evitar novos casos nas escolas. No Maranhão, já houve ataque a uma escola em Caixas e ameaças contra outras em vários municípios. A última foi em Igarapé do Meio. Ontem, um homem invadiu uma creche e, mesmo desarmado, anunciou que iria matar as crianças. Antes, perguntou quantas tinham. O vigia reagiu e ele fugiu, mas foi preso no final da tarde. Já em São José de Ribamar, a prefeitura suspendeu as aulas temporariamente, ontem, após uma suposta ameaça de ataque a escolas. O governo do Maranhão já está adotando medidas. A ronda escolar da Polícia Militar, por exemplo, foi intensificada. E o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública está monitorando possíveis ameaças. O governo federal também está agindo. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. O deputado estadual Dr. Yglésio apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Maranhão propondo que as escolas particulares do Estado tenham seguranças armados, em proporção ao número de alunos matriculados.

Destaque

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), tem se destacado entre os integrantes da equipe de Lula nas plataformas digitais. É o que aponta levantamento feito pela empresa de análise de redes Bites a pedido do jornal O GLOBO. Foram consideradas as contas oficiais de 33 ministros com perfis no Instagram, Facebook ou Twitter. Dino concentrou quase 18% da tração medida para todos os integrantes do primeiro escalão. O número é quase o dobro da segunda colocada, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). O titular da Justiça também teve o maior número de interações no período em sua conta oficial. Foram 7,4 milhões em 1.041 postagens.

Viagem

O governador Carlos Brandão (PSB) viaja hoje para a China, integrando a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a ausência de Brandão, o vice-governador Felipe Camarão (PT) assume o comando do Palácio dos Leões durante uma semana. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), a senadora Eliziane Gama (PSB) e os deputados federais Fábio Macedo (Podemos) e Cléber Verde (Republicanos), são outros maranhenses que acompanham o presidente.

Olha aí!

A Câmara dos Deputados pode sofrer alteração na composição.  O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de três ações sobre as chamadas sobras eleitorais. As ações foram apresentadas pelos partidos Rede Sustentabilidade, Podemos/PSB e PP.  Perderiam os mandatos os deputados Silvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Professora Goreth (PDT-AP), Augusto Pupio (MDB-AP), Gilvam Máximo (Republicanos-DF), Lebrão (União-RO) e Lázaro Botelho (PP-TO).  

Ele disse

- “O Brasil voltou a ter futuro. E isso é apenas o começo”. A afirmação foi feita ontem pelo presidente Lula, durante reunião ministerial para avaliar os 100 primeiros dias de governo.
Link
Leia Também »
Comentários »