MENU

09/04/2023 às 08h36min - Atualizada em 09/04/2023 às 08h36min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON é pseudônimo de uma dona de casa aficionada pela limpeza e segurança do Lar.

GB Edições

Folhas

Ao comprar cenoura e beterraba, prefira aquelas que vêm com as folhas também. Geralmente são encontradas assim nas feiras livres. Separe as folhas dos legumes e lave-as bem. Pique bem fininho e refogue com alho picadinho. Sirva a seguir, ou depois de refogadas, junte farinha de mandioca ou de milho até formar farofa úmida.
 

Suflê de Folhas

Use folhas de beterraba, cenoura, nabo ou rabanete. Você vai precisar de 2 xícaras (chá) de folhas bem lavadas, cozidas, escorridas e picadas; 1 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga ou de margarina ou de óleo; 3 ovos (claras em neve); sal a gosto. Misture o leite, a farinha de trigo e a manteiga, margarina ou óleo. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Acrescente as gemas e as folhas misturando bem. Acrescente as claras em neve, misturando delicadamente. Leve ao forno para assar em fôrma untada até ficar bem dourado. Sirva a seguir.
 

Salada separada

Ao servir a salada de folhas, ofereça em outro recipiente o molho para temperá-la. Assim, as sobras de folhas poderão ser reaproveitadas. Basta guardar na geladeira as folhas acondicionadas em recipiente fechado.
 

Os talos da couve-flor

Os talos e as folhas da couve-flor são muito nutritivos e ricos em fibras. Não descarte. Cozinhe até ficarem macios. Escorra bem e sirva-os acompanhados de manteiga derretida e queijo ralado.
 

Consumo consciente

Não devemos desprezar sobras dos alimentos preparados. No entanto, aprender a guardá-los é fundamental. Conserve em geladeira ou em local fresco e procure utilizá-los logo. Guarde as sobras em vasilhas limpas, secas e tampadas. Os recipientes de vidro deveriam ser preferenciais. Durante o verão, tenha atenção redobrada ao lidar com as sobras de alimentos preparados.
 

Utilizando as sobras de alimentos

As carnes e aves assadas ou cozidas podem ser desfiadas e usadas em ensopados. Se moídas, podem virar deliciosos croquetes, recheio para pastéis ou omeletes. Também são deliciosas desfiadas e preparadas como saladas. As sobras de peixe ensopado servem para cuscuz. O arroz pode ser transformado em bolinho, sopas e até omelete. Basta misturar sobras de arroz, ovos batidos e cheiro verde. Frite normalmente. Com sobras de feijão pode ser feito tutu, sopa de feijão ou salada. Para salada de feijão, basta escorrer o caldo, juntar cebola picadinha e temperar normalmente. Verduras cozidas se transformam em deliciosa farofa. Essas são algumas dicas de reaproveitamento de sobras de alimentos preparados.
 

Cozinhar no vapor

O aproveitamento dos alimentos será maior porque não perdem o valor nutritivo. E cozinham mais rápido. Experimente preparar saladas de batatas cozinhando-as inteiras, com casca, e no vapor. Não se esqueça de lavá-las muito bem com uma escovinha antes de colocar para cozinhar.
 

Bom senso

O acúmulo de plástico na natureza é uma situação que não pode ser ignorada. Com atitudes simples no dia a dia podemos ajudar a não aumentar ainda mais esse impacto no meio ambiente. Uma excelente atitude é diminuir o uso de plástico na nossa cozinha, principalmente o uso de saquinhos. Invista em recipientes de vidro, de vários tamanhos, que servirão para guardar tudo. O vidro pode custar um pouco mais caro, mas o investimento compensa: não retém nenhum cheiro, são fáceis de lavar e são duráveis. Prefira os recipientes que já vem com as tampas. Uma dica, os de formato quadrado são mais fáceis de manusear e mais fáceis na hora de guardar.
Link
Leia Também »
Comentários »