MENU

07/04/2023 às 00h00min - Atualizada em 07/04/2023 às 01h00min

Orientação Sexual, Identidade de Gênero e confusões atuais!

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

  
Tem tanta confusão atualmente sobre o que é orientação sexual, gênero, identidade de gênero, LGBTQIA+, virou uma confusão danada!
 
Vamos ajudar a entenderem!
 
Orientação sexual é a maneira como um indivíduo se relaciona afetiva e sexualmente com outras pessoas, a identidade de gênero é a forma como a pessoa identifica seu próprio gênero e como ela e apresenta socialmente. Gênero é a classificação feita de acordo com o sexo biológico com que nasce a pessoa sendo determinado em masculino o feminino. Algumas características físicas e predominância de determinados hormônios também tem importância.
 
São três as identidades de gênero
 
Cisgênero define as pessoas que se sentem identificadas com seu gênero biológico, exemplo mulher que se sente mulher.
 
Transgênero não se identificam com seu gênero biológico, exemplo nasce no gênero masculino, mas não se identifica com ele sentindo-se mulher.
 
Não-binário não se sente enquadradas e identificadas com os gêneros, não se identificam como homem ou mulher, existem variedades na binariedade, pode, por exemplo, sentir-se uma mistura de ambos.
 
Orientação sexual
 
Heterossexual sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu.
 
Homossexual (homoafetivo) sente atração e se relaciona com pessoas do mesmo gênero que o seu.
 
Bissexual pode sentir atração emocional e sexual por pessoas de todos os gêneros.
 
Assexual pouco ou nenhum interesse ou vontade em ter relacionamento afetivos e/ou sexuais com pessoas.
 
Pansexual mais ampla que a bissexualidade pode se relacionar com homens ou mulheres, hetero, homo ou bissexuais.
 
LGBTQIAP+
 
Esclarecidos anteriormente alguns pontos vamos ver essa nomenclatura, o importante é respeitar como a pessoa se identifica e como ela se autodenomina.
 
L - Lésbica não conseguem se considerar um homem trans, mas sim uma pessoa não-binária com características que a afastam do feminino e a aproximam mais do masculino. O termo ‘’lésbica’’ entra nessa bagagem de características quando a pessoa tem atração sexual e/ou afetiva por pessoas do gênero feminino.
 
G - Gay sente atração sexual ou afetiva por pessoas do mesmo sexo, mais usado para o relacionamento entre dois homens.
 
B - Bissexual se relaciona afetiva e emocionalmente com ambos os sexos.
 
T - Transgênero que transgride ou transcende a ideologia imposta socialmente, assumem uma identidade oposta ao sexo em que nasceu se sentem pertencente ao gênero oposto.
 
Q - Queer inicialmente termo ofensivo as pessoas LGBT+ atualmente todos que não se encaixam a heterocisnormatividade que é a imposição compulsória da heterossexualidade e da cisgeneridade
 
I - Intersexual nascidos com características biológicas tanto do gênero masculino como do feminino
 
A - Assexual não possuem atrações por outras pessoas independente de seu gênero, o fato de não sentir tração sexual não impede que haja romantismo com outra pessoa. É coisa diferentes.
 
P- Pansexual tem atração sexual ou romântica por todas as entidades do gênero inclusive as que não se enquadram no campo convencional de masculino ou feminino
 
(+) é o crossdresser, termo do inglês que expressa à prática de pessoas vestirem roupas do gênero oposto.
 
Outros termos
 
Drag Queen/king forma de expressão artística, o gosto e o hábito de se produzir com características marcantes do sexo oposto.
 
Andrógino possui características físicas tanto o que é considerado masculino como o feminino, na aparência e no vestir tem características dos dois gêneros
 
Agênero identidade de gênero neutra não se identificando com o binarismo comumente conhecido da sociedade.
 
FIM. Eu acho! Confuso né?

 
Link
Leia Também »
Comentários »