MENU

01/04/2023 às 00h00min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Grave!

Já passou da hora das escolas, públicas e privadas do país, colocarem detector de metais. Nos últimos dias já foram registrados vários casos de violência contra alunos e professores. Começou por São Paulo, na Escola Thomazia Montoro, onde quatro professoras e um aluno foram esfaqueados na sala de aula. A professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve parada cardíaca e morreu no hospital. Depois surgiram casos em outros estados, inclusive no Maranhão. Na terça-feira, 28, um adolescente de 17 anos fez vários disparos com uma espingarda em uma escola de um povoado no município Caxias. De acordo com a Polícia Militar, não houve feridos. Em Belém, na quinta-feira um estudante de 17 anos, do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Palmira Gabriel, desferiu ao menos três golpes de faca contra um colega. A vítima está internada em estado grave. Ontem, o Instituto Federal do Pará (IFPA), unidade do bairro do Marco e Telégrafo, suspendeu as aulas, após receber ameaças de ataques por meio das redes sociais. E em São Luís uma professora registrou boletim de ocorrência contra um aluno de 11 anos, por ameaça de morte. O caso aconteceu na Unidade Integrada Padre Antônio Vieira. No B.O registrado na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), a professora informou que o menor comentou que se tivesse uma arma levaria para a escola para matá-la. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez um levantamento que aponta o Brasil entre os de índices mais altos do mundo em casos de agressões contra professores.

Vozes da experiência 

Fora Jomar Fernandes, que não mora mais em Imperatriz, os últimos ex-prefeitos, Sebastião Madeira e Ildon Marques, estão sempre acessados por cristãos novos, e não tão novos assim, em busca de orientação e até mesmo apoio. Por hoje ser mais acessível, o empresário e político Ildon Marques tem sido o mais procurado. Recebe a todos com galhardia e não se furta em falar um pouco da sua experiência. Tem dito que não será candidato a prefeito em 2024, mas um conselheiro, um consultor. Um apoio que não deve ser desprezado, pois continua forte eleitoralmente. 

Pré-candidatura 

A pré-candidatura do publicitário e empresário Nilson Takashi a prefeito de Imperatriz, segundo um entusiasmado apoiador, será anunciada dia 28 de abril. Deve contar com a presença do midiático ex-prefeito de Colatina (ES), Jair Meneguele, que um dia antes fará palestra paga no auditório do Aracati Office. Com Takashi, chega-se a 13 pré-candidatos a prefeito em movimento na cidade.

E…

Um leitor da coluna acredita que o número de pré-candidatos, hoje, supera 13. Será se o coronel e advogado Daladier Barros também é pré-candidato? Será se o médico e ex-candidato a deputado federal, Alair Firmiano, também é? E o presidente da ACII, João Lira, também?  É aguardar.

Livro

Lançado ainda ano passado, o livro Universo Aberto, do colunista literário de O PROGRESSO Elson Araújo, será apresentado hoje a professores, estudantes e amantes da literatura na cidade de João Lisboa. A iniciativa é do Clube de Leitura da Biblioteca Maria Firmina dos Reis, que há mais de um mês “desafiou” o autor a apresentar a obra na Gameleira.

Prego batido

Mesmo a contragosto de uma parte, o Sinproesemma  encerrou a greve dos professores da rede estadual de ensino. O retorno às aulas está marcado pata a próxima segunda-feira, 3.  O governador Carlos Brandão (PSB) destacou que “a greve dos professores termina com a postura responsável do sindicato de acatar a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, que determina o retorno das aulas. Reafirmo nosso compromisso com o reajuste de 11% e demais termos acordados. O diálogo para valorização da categoria será permanente. Importante agora é que professores e alunos retornem o mais rápido possível às salas de aula. Faremos força-tarefa para que todos esses dias de paralisação sejam repostos com qualidade no ensino e sem prejuízo aos estudantes”. 
Link
Leia Também »
Comentários »