MENU

30/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 
Cota de gênero

Durante o III Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais, ministras, desembargadoras e juízas de todo o país se reuniram no Salão Nobre do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, destacou que é importante verificar que a Justiça Eleitoral começa a ter mais mulheres em todos os estados. “A Justiça Eleitoral não pode simplesmente exigir, cobrar que se cumpra a cota de gênero, que se impeça a fraude de gênero, e deixar de dar o exemplo”, afirmou. Segundo o ministro, hoje o recado do TSE sobre o assunto é muito claro e, por isso, o Plenário do Tribunal faz questão de analisar, em sessão presencial, todos os processos e recursos envolvendo fraudes à cota de gênero. “Encontros como esses são importantes para dar o recado de que todos estamos vigilantes”, frisou, ao destacar que é preciso avançar mais ainda e não permitir nenhum retrocesso, inclusive legislativo. “A Justiça Eleitoral, no que competir a ela, vai levantar essa bandeira de evitar retrocessos. É importante que os estados repliquem”, alertou.
 

Será?

Ontem, surgiu a informação de que o publicitário Nilson Takashi também é pré-candidato a prefeito de Imperatriz. Com isso, já chega a 13 o número de pretensos candidatos. Grande parte é bolsonarista, o que dividiria muito a parte do bolo eleitoral nesse campo. Além de Nilson, entre os bolsonaristas há Mariana Carvalho, Gláucio Serafim, Ricardo Seidel, Daniel Vieira, Josivaldo JP e Dra. Graça.
 

Julgamento

Está marcado para esta quinta-feira o julgamento de um processo contra o prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar Filho (PT), e o vereador Marcílio Gonçalves (PCdoB). Eles correm o risco de ser cassados. O julgamento será feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Os dois foram denunciados pelo conselheiro tutelar Jarbas Almeida França por abuso de poder econômico e compra de apoio político, nas eleições de 2020. O vereador teria assediado o conselheiro tutelar, em nome do prefeito, para que se aliasse ao grupo. Em decisão de primeiro grau, a juíza Anelise Reginato cassou os dois, que recorreram ao TRE.
 

Multa mantida

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por maioria, manter a multa aplicada em decisão liminar ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL), no valor de R$ 30 mil, por ter compartilhado conteúdo descontextualizado sobre o então candidato a presidente da República nas Eleições Gerais de 2022 Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores (PT). O Plenário ainda determinou a exclusão definitiva do conteúdo divulgado. Em representação ajuizada no TSE, o parlamentar foi acusado pela coligação Brasil da Esperança de divulgar, durante o período de campanha eleitoral, um vídeo que continha números e informações inverídicas, com o intuito de convencer o eleitorado de que o então candidato à Presidência iria confiscar bens e ativos financeiros da população caso vencesse o pleito.
 

De volta

Está previsto para hoje, 30, o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi para os Estados Unidos dois dias antes da posse de Lula.  A chegada acontecerá por volta das 7h. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), disse que a Polícia Federal atuará somente dentro do Aeroporto Presidente Juscelino Kubistchek. “A Polícia Federal não pode fazer segurança externa ao aeroporto. No aeroporto, sim, nós faremos. A PF vai agir de acordo com a lei”, afirmou durante a audiência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. Bolsonaro anunciou que vai “trabalhar com o Partido Liberal e andar pelo Brasil, fazendo política”. Hoje a agitação será grande em Brasília.
 

Perda

Imperatriz perdeu um dos pioneiros na área do cinema. Foi sepultado na tarde de ontem o comerciante Lourenço Avelino Sousa, mais conhecido por Leó, que faleceu na terça-feira após passar mal em sua chácara, na Lagoa Verde, e ser levado para o hospital. Ele faria 90 anos em agosto. Leó foi arrendatário do Cine Muiraquitã e em meados de 70 construiu o Cine Fides na rua Coronel Manoel Bandeira. Também tinha uma sala de cinema em Tocantinópolis e foi proprietário de uma livraria na rua Godofredo Viana. Casado com a professora Maria Antonia, deixou três filhos.
Link
Leia Também »
Comentários »