MENU

25/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Produtividade 

Já está dando resultados o Núcleo de Pesquisas Judiciárias, instituído pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em 2 de março, para auxiliar os gabinetes dos membros no autogerenciamento de acervo de processos, visando otimizar os julgamentos da Corte. Dados da Secretaria Judiciária informam que até 23 de março foram julgados 87 processos e houve a baixa (arquivamento ou remessa) de 134 processos, sendo que a meta é julgar e baixar 600 processos até 31 de julho. O desembargador José Luiz de Almeida, ao assumir em 1º de março como presidente do TRE-MA, se reuniu, logo na manhã seguinte, com os membros para assentar a necessidade de impulsionar a produtividade do Regional com vista a atingir as metas e indicadores do CNJ, notadamente a taxa de congestionamento e o índice de julgamento de processos antigos. Foi então que ficou determinada a disponibilização de relatórios quinzenais para cada gabinete de membro com os dados estatísticos de seu acervo, processos aptos a julgamento, processos em tramitação no gabinete, taxa de congestionamento etc. Com isso, o Núcleo de Pesquisas Judiciárias monitora e organiza para que a SJD possa extrair e divulgar os dados. 
 

Devolveu!

Como estava previsto, ontem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devolveu o segundo estojo de joias sauditas avaliado, em R$ 500 mil. Foi entregue na Agência 210 Sul, da Caixa Econômica Federal, em Brasília, conforme o Tribunal de Contas da União havia determinado. O prazo para a entrega era de cinco dias úteis. Também foram entregues as armas, só que na sede da Polícia Federal.
 

Adiada 

Somente amanhã, domingo, é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para a China. O embarque seria hoje, mas ele foi diagnosticado com uma pneumonia leve, após exames no Sírio Libanês. A comitiva terá quatro maranhenses: a senadora Eliziane Gama (PSD), o governador Carlos Brandão, o deputado federal Fábio Macedo (Podemos) e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. 
 

Dia D

Hoje haverá uma assembleia extraordinária do Sinproesemma, quando deverá bater o martelo em torno da queda-de-braço com o governo do estado por reajuste salarial dos professores. Os professores estão em greve desde o dia 27 de fevereiro, reivindicando um reajuste de 14,95%. O governo já fez uma contraproposta de 11%, em duas parcelas, além de novas progressões e titulações. A assembleia acontecerá a partir das 9h.
 

E…

As Regionais do sindicato realizaram assembleias para decidir sobre a proposta do governo. Sete Regionais aceitaram (Barra do Corda, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, Viana e Zé Doca). Enquanto que oito recusaram e decidiram pela manutenção da greve (Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Balsas, Chapadinha, Rosário, Timon e Pinheiro).
 

Na pauta

O Conselho Nacional do Ministério Público divulgou a  pauta de julgamentos da 4ª Sessão Ordinária de 2023, marcada para o próximo dia 28, às 9 horas. Na pauta consta o Processo Administrativo Disciplinar n.º 1.01306/2021-60 (Embargos de Declaração e Recurso Interno). Os ex-senadores Romero Jucá e Edison Lobão, acusados de recebimento de propina na Lava Jato do Rio de Janeiro, pedem a condenação dos procuradores envolvidos na operação. Alegam que os procuradores confessaram a divulgação de um release à imprensa contendo informações sigilosas que faziam parte de uma denúncia movida contra os ex-senadores. Nos embargos declaratórios,  alegam omissões, obscuridades e contradições na decisão do CNMP, que não teria examinado os interrogatórios dos procuradores.
Link
Leia Também »
Comentários »