MENU

24/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 24/03/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Olha aí!

Em publicação nas redes sociais, o ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto (PSB), anunciou que é pré-candidato a prefeito de Imperatriz, nas eleições 2024. “A situação de minha cidade, Imperatriz, onde eu nasci, me deixa muito triste, visto que tem sido abandonada nos últimos anos pela gestão municipal. Posso fazer muito pelo meu torrão natal. Considerando tantas manifestações de lideranças, sou pré-candidato a prefeito”, escreveu Clayton Noleto, que nas eleições de 2022 foi candidato a deputado federal e conseguiu 64.353 votos, ficando na primeira suplência. O PSB elegeu apenas Duarte Jr. O pré-candidato acredita na possibilidade de haver uma aliança envolvendo PSB-PDT-PCdoB-PV-SDD-PSOL. No grupo que Clayton faz parte, além dele tem o deputado estadual Rildo Amaral (PP) como pré-candidato à sucessão do prefeito Assis Ramos. Com isso, o grupo – liderado pelo governador Brandão e pelo ministro Flávio Dino – pode rachar em 2024, porque Rildo não renuncia à disputa. A expectativa é que Imperatriz tenha cerca de 12 candidatos ao Palácio Renato Moreira. É esperar.

Negando

O ex-deputado e ex-secretário de Segurança Pública do Maranhão, Raimundo Cutrim, se manifestou ontem sobre as especulações de que poderia voltar a comandar a SSP.  “Não fui contactado por ninguém do Governo do Estado, nem tampouco pelo governador Carlos Brandão acerca desse assunto, assim como não procurei ninguém para fazer qualquer ilação sobre esse tema”, afirmou Cutrim, destacando que fica lisonjeado quando o seu nome é lembrado. 

E…

Há um impasse sobre a definição do novo secretário de Segurança, que no momento é comandada pelo Coronel Sílvio Leite. Uma ala do governo defende a permanência de Leite, enquanto outra sugere o nome de Raimundo Cutrim. O governador Brandão vai terminar optando por uma terceira via, que seria um delegado.

Nomeado

O presidente do Incra, Carlos Fernando Schiavon Aldrighi, assinou portaria nomeando o ex-deputado federal Zé Carlos (PT) como novo superintendente do órgão no Maranhão. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial da União.

Joias 

O Tribunal de Contas da União atualizou, ontem, sua decisão no caso envolvendo presentes recebidos por autoridades brasileiras em viagens à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos (EAU). O Plenário determinou que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro entregue as joias de origem saudita que estão (segundo pacote) em seu poder à Caixa Econômica Federal, Agência 210 Sul, em Brasília. Outra determinação é que a Receita Federal entregue à Caixa Econômica Federal, na mesma agência, o conjunto de joias retido pela autoridade alfandegária (primeiro pacote), tendo em vista o elevado valor do bem, que não deve ser incorporado em acervo privado. Já as armas presenteadas pelos EAU devem ser entregues à Diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal, no edifício-sede da corporação em Brasília. O prazo para a entrega é de cinco dias úteis. A expectativa é de que Bolsonaro entregue as armas e joias nesta sexta-feira.

Perda da propriedade

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado promoverá duas audiências públicas, nos dias 29 de março e 10 de abril, para discutir o projeto de lei (PL) 5.970/2019, que regulamenta a perda da propriedade que faz uso de escravidão, conforme o artigo 243 da Constituição. De autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a proposta é relatada pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). Na quarta-feira (22), a CDH concedeu vista coletiva ao projeto, que deve ser votado no dia 12 de abril.
Link
Leia Também »
Comentários »