MENU

23/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Aprovadas

Em Sessão Plenária realizada ontem, 22, os conselheiros e procuradores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) aprovaram as prestações de contas apresentadas pelos seguintes gestores públicos: Aluísio Silva Sousa (Açailândia/2021); Fernando Augusto Coelho Teixeira (Cidelândia/2019); Vagtônio Brandão dos Santos (Buritirana/2019); José Gomes Rodrigues (Buriticupu/2018); Antonio França de Sousa (Pedreiras/2019); Domingos Costa Correa (Matões do Norte/2018); Domingos Francisco Dutra Filho (Paço do Lumiar/2018); Irlahi Linhares Moraes (Rosário/2019); José Auricélio de Morais Leandro (Maranhãozinho/2019); Maria Josenilda Cunha Rodrigues (Zé Doca/2018); Orlando Mauro Sousa Arouche (Senador Alexandre Costa/2019); Raimundo Aguiar Rodrigues Neto (Nina Rodrigues/2017) e Raimundo Silva Rodrigues da Silveira (Parnarama/2019). Conceição de Maria Pereira Castro (São Vicente de Férrer/2018) e Jorge Luiz Santos Garcia (Palmeirândia/2020) tiveram suas prestações de contas aprovadas com ressalvas.

Desaprovadas 

Os integrantes do Pleno do TCE desaprovaram as prestações de contas apresentadas por: Conceição de Maria Pereira Castro (São Vicente de Férrer/2017); Divino Alexandre de Lima (Conceição do Lago Açú/2020); Edilomar Nery de Miranda (Ribamar Fiquene/2018), com multa de R$ 80 mil; João Gonçalves de Lima Filho (Itaipava do Grajaú/2020) e Raimundo Antonio Silva Borges (Pedro do Rosário/2020). 

Será?

Está sendo especulado mais um nome para a disputa da prefeitura de Imperatriz, nas eleições de 2024. É Bruna Costa, esposa do ex-prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, que nas Eleições 2022 se elegeu deputado estadual pelo PSD. Ela é imperatrizense e já estaria havendo movimentação no sentido de começar a divulgação do seu nome como pretensa candidata à sucessão do prefeito Assis Ramos. É aguardar. 

E…

O deputado federal Josivaldo JP está se movimentando visando as eleições municipais do próximo ano. Ele tem visitado lideranças políticas e comunitárias para conversar sobre sua pretensão de disputar o Palácio Renato Moreira. Na última segunda-feira, JP visitou o ex-prefeito Ildon Marques, em sua residência no Bairro Bom Jesus. 

 Pretensos 

Em Imperatriz já existem pelo menos 12 pretensos candidatos a prefeito. Entre eles há o deputado Rildo Amaral, Clayton Noleto, Mariana Carvalho, Luciano Galego, José Antonio, Ricardo Seidel, Gláucio Serafim, Daniel Vieira, Dra. Graça, deputado Josivaldo JP e Bruna Costa.

Proposta 

Em nova reunião realizada com a participação do Ministério Público, o governo do estado propôs ao sindicato dos professores (Sinproesemma) um reajuste de 11%, mas escalonado em duas parcelas (a primeira retroativa a janeiro e a segunda a partir de julho), além de inclusão de novas progressões e titulações, que estão atrasadas, ainda no primeiro semestre de 2023. Os professores querem 14,95%. De acordo com os representantes da classe, há quase seis mil progressões e 850 titulações de professores não implementadas. Ontem o governador Carlos Brandão fez um apelo para que “as aulas sejam retomadas e os estudantes não sejam mais prejudicados”. 

Impacto

Durante a reunião, o economista Nélio Freitas, da Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça, apresentou um estudo a respeito do impacto financeiro das propostas que vinham sendo discutidas, com aumentos de 11%, 14,95% e 39,95%. Com base nos dados disponibilizados, foi verificado que os percentuais maiores afetariam de maneira acentuada o limite orçamentário do estado. 
Link
Leia Também »
Comentários »