MENU

09/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 09/03/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Confiança

“As urnas eletrônicas sempre foram motivo de orgulho nacional e trouxeram, nestes 27 anos de uso no Brasil, transparência, confiabilidade e velocidade na apuração do resultado do pleito”. A afirmação foi feita pelo presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, ao ser agraciado com a medalha da Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral Assis Brasil. Ele reafirmou a plena confiança no processo eleitoral, na Justiça Eleitoral e no sistema eletrônico de coleta e apuração de votos brasileiro. Pacheco destacou o momento turbulento vivido pelo país no último período eleitoral, motivado pela desinformação e pela tentativa infrutífera de descrédito do sistema de votação. Ele também enfatizou a missão do TSE de guardar a democracia. “Esta homenagem se reveste de um valor inestimável, dado o papel decisivo recentemente desempenhado por esta instituição na manutenção dos valores democráticos de nosso país”, ressaltou. Pacheco enalteceu o importante papel da Justiça Eleitoral durante as eleições do ano passado e a atuação do ministro Alexandre de Moraes, que conduziu o pleito “com absoluto comprometimento com a Constituição Federal e com a legislação pátria”. Pacheco afirmou receber a medalha não apenas com espírito de gratidão, mas com humildade, consciente do que a insígnia representa e da responsabilidade que ela traz. “Principalmente após o período conturbado que atravessamos, de elevado tensionamento institucional e no qual houve questionamentos acerca das urnas eletrônicas e da isenção da Justiça Eleitoral. Um período infeliz, de reiterados ataques à democracia, que culminaram nos eventos abomináveis do dia 8 de janeiro último”, lamentou.

Desaprovada

Em sessão realizada na quarta-feira, 08, o pleno do TCE-MA emitiu parecer prévio pela desaprovação da conta da prefeita do município de São João do Soter, Joserlene Silva Bezerra de Araújo, relativa ao exercício financeiro de 2020. O relator do processo foi o conselheiro Joaquim Washington Luiz de Oliveira. O Ministério Público de Contas também opinou pela desaprovação das contas. Foi evidenciado que a despesa com pessoal do Município de São João do Sóter no primeiro semestre/quadrimestre ultrapassou o limite de 95% dos 54% da Receita Corrente Líquida. 

Olha aí!

No ano passado, PV, PT e PCdoB formaram a Federação partidária com validade de quatro anos e indissolúvel durante o período. Portanto, obrigatoriamente terão que estar juntos em 2024, quando acontecem as eleições municipais. No Maranhão, o PV é comandado pelo ex-deputado Adriano Sarney. Ele descarta a filiação do ex-prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior. A Federação deve ter como candidato Paulo Victor (PCdoB). 

100 anos

Se vivo estivesse, Nestor Gomes de Abreu Milhomem faria hoje, 9 de março, 100 anos. Ele foi líder da emancipação e primeiro prefeito de João Lisboa. O pequeno povoado de Gameleira, na área de abrangência de Imperatriz, foi desmembrado e levado à condição de município em 22 de dezembro de 1961. Passou a se chamar João Lisboa, em homenagem ao escritor maranhense João Francisco Lisboa. Nestor era filho de Gumercindo Milhomem, que foi duas vezes prefeito de Imperatriz.
Link
Leia Também »
Comentários »