MENU

08/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 08/03/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

Governador Carlos Brandão empossa secretários em Imperatriz
e fortalece ações em prol do homem do campo

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, empossou dia 4 de fevereiro, em evento realizado no Centro de Convenções de Imperatriz, todo o seu secretariado. E ao contrário de vários estados, no Maranhão existem duas secretarias para atuar em prol do homem do campo: a secretaria de Pecuária e Agricultura e a secretaria de Agricultura Familiar.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com um rebanho bovino de quase 225 milhões de cabeças. Os dados são referentes a 2021 e fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de IBGE.

Ainda, segundo o IBGE, o Estado do Maranhão possui o 12º maior rebanho bovino do país e o segundo maior rebanho bovino do Nordeste com efetivo bovino de mais de 10 milhões de cabeças e 83 mil 490 de bubalinos, com informações complementares da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED-MA.

E segundo o IBGE, as principais lavouras do Estado do Maranhão são as do arroz, da cana-de-açúcar, do feijão, da mandioca, do milho, da soja e da banana.

A produção de milho e soja no estado do Maranhão deverá crescer 3,7% e 5,5%, podendo chegar a 3 milhões de toneladas de milho e 3 milhões 770 mil de toneladas de soja. As informações estão no 5° Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

E para fortalecer cada vez mais a agropecuária no Maranhão, o governador do estado, Carlos Brandão, manteve duas secretárias. A de Agricultura e Pecuária e de Agricultura Familiar, além da Secretaria da Pesca e Aquicultura.

A cerimônia de posse do secretariado contou com a presença de lideranças políticas, vereadores, deputados, prefeitos, autoridades militares e do Poder Judiciário e convidados de todas as regiões do Maranhão.

O governador Carlos Brandão disse em seu discurso que a escolha da cidade de Imperatriz para a realização do ato é mais uma iniciativa do seu governo no fortalecimento do municipalismo no Maranhão.

Brandão explicou que a cerimônia realizada em Imperatriz simboliza a presença da gestão estadual em todos os municípios maranhenses, e destacou que para compor o novo secretariado foram privilegiados os nomes mais qualificados tecnicamente.

Como focamos mais na área rural, meio ambiente e turismo, destacamos aqui alguns secretários:
  • Agricultura e Pecuária, Diego Rolim;
  • Agricultura Familiar (Saf), Bira do Pindaré;
  • Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Pedro Chagas;
  • Pesca e Aquicultura (Sepaq), Edson Araújo;
  • Turismo (Setur), Socorro Araújo.
O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), é Sandro Montenegro; e o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AgemSul), é Vagtonio dos Santos, ex-prefeito de Buritirana.
 
  • Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Reinaldo Tavares;
  • Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira.

Durante a solenidade, Carlos Brandão anunciou uma série de benfeitorias à Região Tocantina, nas áreas de infraestrutura e saúde. Na ocasião, também lançou a nova logomarca do Governo do Maranhão.

Na área da Infraestrutura, o governador comunicou o início do programa de Gestão de Manutenção Rodoviária nas estradas estaduais da região Tocantina, beneficiando os municípios de Imperatriz, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Davinópolis, Cidelândia, Buriticupu, Arame, Amarante do Maranhão, Sítio Novo, Governador Edison Lobão e Montes Altos, com um investimento de R$ 42 milhões em 451,4 km.

SECOM

O novo secretário de Estado da Comunicação (Secom), Sérgio Macedo, se comprometeu a fortalecer o perfil municipalista do Governo Brandão, em assistência às cidades maranhenses e no reforço aos diálogos junto à sociedade civil, prefeitos, vereadores e demais lideranças.

Segundo Sérgio Macedo, o Maranhão é um estado bastante rural, que depende muito do governo maior, da esfera mais elevada de governo. Então, o municipalismo resolve muito, a grande maioria dos municípios depende de recursos que não vem naturalmente da arrecadação própria, mas sim dos recursos constitucionais.

Entrevistas

O Conexão Rural entrevistou o governador Carlos Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry, a deputado estadual Janaína Ramos, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, os secretários de Agricultura e Pecuária, Diego Rolim, e de Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, João Lira.

Meio Ambiente

O governador Helder Barbalho recebeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para reforçar parcerias entre Estado e União.

Em prol da floresta em pé e das pessoas que vivem e necessitam dela, o governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Helder Barbalho e a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, estiveram reunidos na segunda-feira, dia 6 de março, no Palácio do Governo, em Belém.

O objetivo foi reforçar a integração entre a União e o Estado a fim de potencializar o combate às ilegalidades ambientais ao tempo que se busca uma nova vocação econômica para a Amazônia, por meio da bioeconomia e a monetização dos ativos florestais.

8 de março

Em nome da minha mãe, Iraídes Limas Rodrigues, e da minha esposa Ana Cláudia da Silva Aragão, parabenizo todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.
Link
Leia Também »
Comentários »