MENU

04/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h00min

JOTASSÁ (in memoriam)

CLEMENTE VIEGAS

CLEMENTE VIEGAS

O Doutor CLEMENTE VIEGAS é advogado, jornalista, cronista e... interpreta e questiona o social.

 
JOTASSÁ ganhava a vida e o “de comer”, exercendo uma atividade incomum. Era uma espécie de “despachante”, com ênfase em seus afazeres perante os “meus beradeiros”, como ele era de dizer. E então, todas as manhãs (todas as manhãs), ele postava-se no cais do posto, à beira rio, de olho comprido rumo à espera da chegada dos barcos e “rabudos”, vindos das bandas do Embiral, da Praia Chata, do Primeiro Cocal, e outros mais. Ficava atento, ávido, à espera dos “beradeiros”, seus clientes.

JOTASSÁ, conquanto despachante, ajudava a casar, a batizar, a desembaraçar papéis junto a cartório/s, em registros de nascimento, registro de óbito, separação, desquite, divórcio. Certidões. Fazia e desembaraçava o CPF das pessoas. Orientava nas ações de alimento e ajudava nas ações de investigação de paternidade. Enfim, metia-se em toda a burocracia aos interesses dos “beradeiros”, seus clientes. Dono de uma reconhecida “letra bonita” e bem-feita, tinha até acesso em algumas repartições públicas. E assim ganhava o de comer e a vida.

O nosso personagem, porém, era um homem só. Solitário. Calçava 44. E nas voltas que o mundo dá, ele acabou encontrando, o que viera a ser a sua cara-metade. Uma “zinha”, dessas que “triviavam” por aí. De saída gostou do que viu e do que sentiu. E então mandou dar um trato no cabelo da mulher, mandou fazer as unhas, deu um banho de loja e... ainda por cima “mandou botar os dentes”, como ele mesmo dizia. E pelo visto estava qual o sanguinário cangaceiro Lampião: “amando e querendo bem”.

Em tudo vendo só vantagem, e diante de uma “gata plenamente renovada”, levou-a par morar em sua companhia, em sua casa. Antes, porém, mandou “passar uma tinta” no imóvel, para dar-lhe melhor aparência e receber a nova parceira. Tudo de açodo com figurino dos “amantes latinos”. Ora se não! Tudo ia bem, mas... eis que de repente, quando menos se espera o JOTASSÁ bateu as botas e foi morar na cidade dos pés juntos, a sete palmos de profundidade da flor da terra.

Patrozainha acostumada à vida boa, logo cuidou de “se aposentar-se”. E, adaptada ao corpulento JOTASSÁ, que calçava 44, logo arrumou ou crioulo que também calça 44 e foi desfrutar da aposentadoria que se deu com a morte daquele “letra bonita” e levou o novo amor justo para consigo viver naquela morada deixada por aquele outro 44, que todas as manhãs se postava no cais, na beira-rio à espera dos “beradeiros”, seus clientes.

ALGO ESTRANHO:

Agentes do IBGE, já vieram em minha casa – umas quatro, cinco vezes! Respondi aos questionamentos a uma das agentes que me perguntou, inclusive quantas pessoas têm em minha casa, quantos quartos têm em minha casa. E quantos quartos são ocupados. E, por dedução, quantos quartos não são ocupados

Achei estranho essa quesitação. Pois me disseram que esse tipo de QUESTIONÁRIO tem a ver com o COMUNISMO. Que está tomando conta do País.  Seráááá????

- E não é que outra Agente do IBGE (o sexto), já veio hoje de novo??? Estranho, não é???

SEMANA PASSADA:

Na semana passada o CAPIJAS, me deu uma prensa. Cobrava o texto que eu, como sempre, imaginava tivesse enviado. E então me prometi que ficaria mais atento e não mais ficaria submetido a cobrança/s do SEU CAPIJAS. Assim é que, já em seguida escrevi dois títulos para esta coluna, mas logo pensei: Vou dividi-los ao meio, para duas edições, de tão “legal”, de tão “bacana” que os achei.

Agora é sexta-feira. Ih meu Deus! Está na hora e providenciar o texto para enviar a O PROGRESSO! Não posso deixar o CAPIJAS em cuidados e cobrança. Aí... vou ver os meus arquivos. Cadê aqueles dois textos que imaginei dividi-los em duas edições? Cadê? Nada… vezes nada! E, como já tinha o JOTASSÁ na agulha, taí o texto SEU CAPIJAS. Saudações...

* Viegas questiona interpreta e questiona o social.
Link
Leia Também »
Comentários »