MENU

04/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h00min

Corpo estranho no aparelho digestivo

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
Com muita frequência chega aos serviços de emergências dos diversos hospitais do Brasil pessoas com corpos estranhos impactados no aparelho digestivo. Fato muito frequente na prática médica diária.

O Aparelho digestivo se inicia na boca e termina no ânus, com estreitamentos normais ao longo do seu segmento onde impactam os corpos estranhos ingeridos acidentalmente.

As constricções são localizadas no esfíncter superior do esôfago, (o início do esôfago), o esfíncter inferior do esôfago (a boca do estômago) o piloro (passagem do estômago para a primeira parte do intestino chamada de duodeno), a passagem do intestino delgado para o grosso (válvula íleocecal) e o canal anal.

Todos esses pontos anatômicos são os lugares que com maior frequência os corpos estranhos impactam, o que não impede de que ocorra em outros segmentos.

Esses acidentes são mais frequentes nas crianças.

O local com maior frequência de impactação é o esfíncter superior do esôfago, onde está o menor estreitamento do tubo digestivo.

Os tipos mais frequentes de corpos estranhos

Vários tipos de materiais são acidentalmente ingeridos, moedas, tampas de garrafa, agulhas em procedimentos odontológicos, próteses dentárias, pilhas planas e cilíndricas etc.

Corpos estranhos de origem alimentar também ocorrem com relativa frequência como osso de galinha, espinhas de peixe e ossos de origem animal.

O local da impactação vai determinar à maior ou menor dificuldade na remoção.

E o que fazer?

Procurar serviço médico com experiência na remoção desses corpos é a primeira e mais importante recomendação.

O médico devidamente habilitado procederá ao tratamento necessário, seja a localização através de exames de imagem, a conduta se poderá ser de alguma maneira expectante ou se é necessário a remoção imediata.

Primeiro o paciente certamente estará sem o jejum necessário para um procedimento anestésico com sedação e, talvez, entubação oro traqueal.

Existem materiais de remoção urgente como próteses dentárias com ganchos metálicos, materiais cortantes (giletes) que requer a presença de material adequado e endoscopista experiente material.

Outro de remoção rápida são as pilhas chatas (moedas) em crianças, o esôfago tem luz virtual e o polo positivo e o negativo fecham o circuito na mucosa produzindo calor e a consequente perfuração esofágica.

Pacientes operados, bariátricos, cirurgias esofágicas têm que ter cuidado com materiais fibrosos, peito de franco, bacalhau etc. param na anastomose.

Os corpos estranhos podem também encravar no piloro, na válvula ileal e no ânus, notadamente espinhos e fragmentos ósseos.

A perfuração é evento bem incomum, mas pode ocorrer e, dependendo de a localização levar a cirurgias bem complicadas e de grande porte, com risco de vida...

A retirada cirúrgica também é muito rara, mas poderá ocorrer.

Pessoalmente tive oportunidade de retirar vários tipos de corpos estranhos aqui na terra do Frei.

A mais estranha, entretanto, foi em uma madrugada, no aeroporto de Imperatriz! Ao abastecerem um avião monomotor, acidentalmente jogaram a tampa da lata de óleo para dentro.

Certamente teriam que desmontar todo o motor para resolver o problema!

Solicitaram ajuda e, de madrugada, fiz uma endoscopia em um avião com a retirada de corpo estranho! Não lembro a data mais.

O avião, uma relíquia da 2ª Guerra Mundial, pertencia a Moacir Spósito, hoje nome da avenida de acesso ao aeroporto de Imperatriz!

Imperatriz tem muitas histórias!
Link
Leia Também »
Comentários »