MENU

25/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 25/02/2023 às 00h00min

O Especialista

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro Regional de Medicina e Conselheiro Federal de Medicina representando o Estado do Maranhão


 
Estamos vivendo uma explosão de cursos médicos em Pindorama. No momento que escrevo, temos cerca de 370 escolas médicas no país. Infelizmente esse grande número não é acompanhado da necessária verificação da qualidade que esses cursos conseguem entregar a sociedade.
 
Isso vem causando transtornos e graves sofrimentos à sociedade.
 
Somos atualmente algo em torno de 600 mil médicos e formaremos cerca de 40 mil médicos/ano.
 
Está disponibilizado, na Internet, o livro Demografia Médica 2023 com esses dados, podendo ser acessado por quem se interessar.
 
Mas esse artigo não irá tratar sobre esses fatos iniciais que seria longo e extremamente pedante.
 
Falarei sobre o MÉDICO ESPECIALISTA.
 
Sua formação, os requisitos para ter a titulação de especialista em determinada área, seus benefícios, suas responsabilidades e seus deveres.
 
Qual a motivação que me levou a pensar e escrever informações sobre isso.
 
Nas chamadas redes sociais acompanho uma série de “propagandas” de procedimentos realizados por médicos não habilitados e sem formação para a realização de procedimentos especializados e, PRINCIPALMENTE, a realização de atos que são de exclusividade do médico com formação por profissionais que não são médicos.
 
Existem 53 especialidades médicas, para se tornar um especialista em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo demanda uma carga horária em torno de 12.000 horas, (Seis anos – três de cirurgia Geral e três de Aparelho Digestivo), além dos seis anos do curso médico básico. MUITO TEMPO.
 
Nas redes sociais vejo reclames para injeção de diversos tipos de substâncias e diversos tipos de procedimentos.
 
Injeção de Botox, preenchimento com polimetilmetacrilato (pmma), colocação de fios de Ouro, enzimas, medicamentos termogênicos etc. 
 
Por Pindorama afora os desastres se multiplicam!
 
O CREMESP lançou no Metrô de SP uma série de posters com resultados desastrosos dos que optaram por essa opção.
 
Um Cirurgião Plástico devidamente habilitado, disponibiliza de 10.000 horas de aprendizado. Como uma pessoa, sem nenhuma formação cirúrgica, conseguiria realizar procedimentos estéticos com segurança.
 
Citarei exemplos de números que constam nas Sociedades de Especialidades e nos Conselhos Médicos.
 
Em 2017 a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica registrou um total de 4.432 cirurgias corretivas, devido a injeções de substâncias indevidas. Em 2016 houve registros de 17 mil complicações devido a esses procedimentos.
 
Os chamados preenchimentos devem ser realizados por pessoas devidamente habilitadas.
 
Existem substâncias proscritas para alguns procedimentos
 
Todos os procedimentos médicos devem ter um responsável médico devidamente habilitado. Os procedimentos estéticos, por cirurgião plástico com a devida formação.
 
Quando optar por um procedimento procure um médico que tenha registro de especialidade no Conselho de Classe, o chamado RQE, que é o REGISTRO DE QUALIFICAÇÃO DE ESPECILIDADE.
 
Você estará e mãos seguras e certamente terá um bom resultado!
 
 
Leia Também »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90