MENU

24/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 24/02/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Mapa adota providências sobre caso de EEB no Brasil
Carne para consumo no mercado não é afetada pela confirmação
 
NOTA OFICIAL

Diante da confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem adotando todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras.
Foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico.
O animal, criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local. O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado.
“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, ressaltou o ministro Carlos Fávaro.
Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.
* A informação é da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Grande evento do Agronegócio será
realizado em Xinguara dia 9 de março

Será realizada em Xinguara (PA), dia 9 de março, a 1ª Rodada da Agenda ESG do Agronegócio Paraense - Investimento e Mercado.
Dia 8 à noite, ocorrerá a palestra do ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo, sobre a Amazônia e Meio Ambiente.
E dia 9, a partir das 9h, no Sindicato Rural de Xinguara, a Rodada da Agenda ESG da Pecuária Paraense começa com importantes palestras. O evento contará com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, do presidente da Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado do Pará (Faepa), Carlos Xavier, e, possivelmente, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e dos ex-ministros da Agricultura, Alisson Paulinelli e Roberto Rodrigues, entre outros convidados.
A realização é da Aliança Paraense pela Carne e do Instituto Fórum do Futuro, com o apoio do governo do Pará e de diversas entidades.
O presidente do Sindicato da Indústria da Carne do Pará, Daniel Freire, falou ao Conexão Rural sobre a expectativa a respeito do evento em Xinguara e destacou que está “bastante otimista, porque o evento reunirá autoridades e especialistas em agronegócio para discutir a pecuária paraense, que está cada vez mais forte”. Hoje, o Pará tem o segundo maior rebanho bovino do Brasil, com 26.754.388 de cabeças, de acordo com a Adepará, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará. O primeiro lugar é do Mato Grosso, com 32.788.192 animais.

Três Tambores em Gurupi

Gurupi sediará dias 10, 11 e 12 de março a 3ª Etapa do Campeonato Tocantinense de Três Tambores. A realização é do Centro de Treinamento Márcio Camargo.
A coordenadora do evento, Neuzanir Camargo, disse ao Conexão Rural que “a expectativa para a realização da Prova em Gurupi é muito boa e reunirá centenas de competidores do estado e de outras cidades”.
E o esposo da dona Neuzanir, o Márcio Camargo, é um experiente treinador de animais e comanda o CT Márcio Camargo. Ele também está confiante no sucesso da prova em Gurupi.
A filha do casal, a jovem Brenda Camargo, é uma campeã em se tratando de provas de Três Tambores.

Destaques do Conexão Rural
deste fim de semana

  • Primeira Rodada da Agenda ESG do Agronegócio Paraense - Investimento e Mercado será realizada em Xinguara dia 9 de março;
  • Argentinos preparam para setembro Encontro Nacional de Muladeiros, em Córdoba;
  • Presidentes dos sindicatos rurais das cidades paraenses de Conceição do Araguaia, João Vitor, e de Marabá, Ricardo Guimarães, falam sobre os preparativos das feiras agropecuárias em suas cidades;
  • Na parte musical, teremos a dupla goiana Marco Aurélio e Montenegro.

Carnaval

O carnaval em todo o Brasil foi realizado com sucesso e, em alguns locais, como o Distrito Federal, por exemplo, até com redução de quase 50% no número de ocorrências policiais “em comparação a 2019, e 24% em relação a 2020. Mais de 1,5 milhão de pessoas curtiram a folia em algum dos mais de 100 blocos autorizados a circular pelo DF”, de acordo com a Agência Brasília.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o destaque foi a campeã das Escolas de Samba, a Imperatriz Leopoldinense, que conquistou o título falando sobre Lampião, o Rei do Cangaço, após mais de 20 anos de jejum. Em 2019 a escola foi rebaixada e voltou para o Grupo Especial em 2022.

São Paulo

A grande vencedora em São Paulo foi a Mocidade Alegre, que conquistou seu 11º título do carnaval paulista. O tema trazido foi a vida de Yasuke, o Samurai Negro.
 

Imperatriz

Em Imperatriz, apesar da falta do tradicional concurso de marchinhas, o carnaval foi tranquilo.
O destaque foi para a Confraria do Olimpão, na Rua 15 de Novembro, que virou ponto marcante para os foliões todos os dias de carnaval, para esperar a passagem da Jardineira, que animou os foliões com marchinhas e outros ritmos.
Todas as pessoas que passaram por lá elogiaram a atuação da Banda Bagaceira, com suas marchinhas maravilhosas, com o apoio de três músicos profissionais de instrumentos de sopro, e a interpretação de sambas que marcaram época no Brasil. Os proprietários do Bar do Olímpio, Otília Bandeira, e seu irmão, Nelson Bandeira, e os integrantes da tradicional
Confraria do Olimpão estão de parabéns pelo belo e harmônico carnaval.
Parabéns também ao presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Paulinho Lobão, pelo trabalho desenvolvido e por reconhecer a importância da Confraria do Olimpão e todos os dias prestar homenagem ao tradicional bar da cidade, sempre lembrando de seu fundador, o saudoso pioneiro Olímpio Bandeira.
Obrigado ao confrade Maurício Martins pelos belos abadás e canecas da Confraria. Ficaram show.
Obrigado aos patrocinadores do Bloco do Olimpão: Gaspar (Peixaria Santa Teresa), Gláucio (Planair), Absay (Modelo), Hamilton e Marcelo (Beer), Marquinho (Empreendimentos Lucena), Dr. Paulo Moura (De Moura, cirurgião plástico) e Ribamar (Elétrica Milênio) e aos patrocinadores das canecas: Marcone (Tok Bolsas) e Ribinha (Café Viana).
Até o carnaval de 2024. Até lá, ainda deveremos ter um grande São João na
Confraria do Olimpão. Aguarde novidades em breve.
Link
Leia Também »
Comentários »