MENU

23/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 23/02/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Preocupação

A saúde continua a ser a maior preocupação dos brasileiros (26%), mas, com a superação do período crítico da pandemia da covid-19, houve um recuo acentuado em relação ao pico apurado em janeiro de 2021, quando 45% dos cidadãos consideravam essa a principal fonte de inquietação. Antes da pandemia, em 2019, 28% apontavam a saúde no topo da lista de preocupações. Conforme informação da Agência Senado, esses dados estão na pesquisa do Instituto DataSenado intitulada Panorama Político 2023. O levantamento foi feito em novembro de 2022 e entrevistou 2.007 pessoas, com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 8 e 26 de novembro de 2022, em amostra considerada representativa da opinião da população brasileira. A pesquisa apurou a opinião de brasileiros sobre uma série de temas. Na área social, destaque para o apoio às cotas nas universidades e aos programas de transferência de renda. Para a população de menor escolaridade, a pesquisa indica que a preocupação com a saúde ainda supera os 34%, em contraste com os demais grupos, onde a corrupção se destaca como principal preocupação, passando de 24% para aqueles com nível de ensino superior incompleto ou além disso. Considerando todos os perfis entrevistados, a corrupção aparece em segundo lugar na lista de maiores preocupações dos brasileiros, com 17%. De acordo com o DataSenado, enquanto cai a preocupação com a saúde, cresce a preocupação com a educação, que subiu de 6% no início de 2021 para 15% em novembro de 2022, igualando o maior nível da série histórica — alcançado em meados de 2012. Destaca-se ainda a trajetória do item custo de vida na lista de maiores preocupações dos brasileiros, já atingindo 14% da população, o maior nível da série histórica para esse item. Na sequência estão o emprego (11%) e a segurança (11%).

Transferência de renda

A pesquisa também indica que a ampla maioria dos brasileiros é favorável à manutenção de programas de transferência de renda. De acordo com o levantamento, 75% defendiam a continuidade do Auxílio Brasil (que será rebatizado para Bolsa Família), enquanto 21% se mostravam contrários. Além de apoiar o programa destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, a maioria dos entrevistados discordou da afirmação de que “as pessoas procuram ajuda financeira do governo porque não querem trabalhar”: ao todo, 54% dos participantes da pesquisa rejeitaram tal afirmação. 

Maranhenses

Há dois maranhenses, pai e filha, entre as vítimas da chacina na cidade de Sinop-MT. Sete pessoas morreram, entre elas Getúlio Rodrigues Frazão Júnior, de 36 anos, e Larissa Frazão de Almeida, de 12 anos, que eram de Governador Nunes Freire. Os assassinos, Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, e Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, perderam dinheiro em jogo de sinuca e baralho e foram alvos de piadas. Saíram e voltaram armados, numa caminhonete.

Folia 

Apesar do imbróglio judicial, com ação de bloqueio de 444 mil reais que seriam investidos no evento, o carnaval de Imperatriz foi considerado um sucesso. Muita animação e sem registro de violência na Beira-Rio. Nos três primeiros dias o número de foliões acompanhando a Jardineira só não foi maior por causa das fortes chuvas no final da tarde. O imperatrizense estava com saudade da Folia de Momo, que havia sido interrompida pela pandemia. 

E… 

Este ano o carnaval de Imperatriz teve dois “blocos” novos. O “Fora Assis” e o “Deixa o Homem Trabalhar”…

Investigação

Pelas redes sociais, ontem o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou a abertura de inquérito na Polícia Federal para apurar a morte da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco. “A fim de ampliar a colaboração federal com as investigações sobre a organização criminosa que perpetrou os homicídios de Marielle e Anderson, determinei a instauração de Inquérito na Polícia Federal. Estamos fazendo o máximo para ajudar a esclarecer tais crimes”, afirmou Flávio Dino, que quando assumiu o cargo prometeu que iria determinar a investigação do caso pela PF.
Link
Leia Também »
Comentários »