MENU

18/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h00min

O CARNAVAL EM IMPERATRIZ

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
No mês de fevereiro temos, em todo o Brasil, a chamada folia de Momo. Na Princesa do Tocantins também temos a festa. E é grande!

Fiz referência a Momo, o Rei Momo que hoje recebe a chave da cidade em várias localidades para assumir o comando da festa.

Mas quem foi Momo?

Momo significa reclamação. Na verdade, era uma mulher, filha da Deusa Nix, e que foi escolhida para julgar quem era o melhor deus: Zeus, Poseidon ou Atena? Qual poderia fazer algo realmente bom? Escolheu Zeus porque fez o melhor dos animais, o Homem, mas com um defeito, que era a falta de uma janela para ver o que acontecia em seu coração.

O rei Momo atual parece ter surgido na Espanha que se queimava simbolizando a morte de Jesus e a sua ressurreição. Surgiu na Literatura no Século XVI e é relatado em peças por vários autores.

Ressurge no Carnaval de Barranquilla na Colômbia, em 1888, na forma de uma personagem alegre e foliona que era coroada nos salões comemorativos da festa, nos chamados Salones Burreros. Era então concedida uma licença especial que autorizava a desordem carnavalesca.

Havia também o enterro de Momo em Montevidéu que foi o precursor dos corsos e dos atuais blocos de folia.

E no Carnaval do Rio de Janeiro.

Em 1910 houve a primeira aparição do Rei Momo em um espetáculo em um circo vivido pelo palhaço negro Benjamim de Oliveira, apesar de ele já ser citado em outras ocasiões.

A primeira aparição que podemos dizer assim como oficial foi em 1933 quando Edgar Pilar Drumond junto com o Jornalista Vasco de Lima, e outros do Jornal A Noite, criaram um boneco esculpido em papelão e o denominaram de Rei Momo I e Único.

Em 1934 decidiram passar o Rei Momo para carne e osso e deveria ser alguém alegre, bem-falante, bonacheirão e glutão.

Sua importância e atestada pela entrega das chaves da cidade pelo Prefeito ao Rei Momo eleito, o qual liberará a folia carnavalesca e nesse período quem governa é o Rei liberando a desordem carnavalesca.

E em Imperatriz!

Cidade alegre e com seu povo de bons costumes aqui temos também a nossa folia carnavalesca concentrada principalmente na Rua XV de Novembro e cercanias.

Muita música, muito suor, muita cerveja, alguns inconvenientes sempre registrados, mas além disso nada demais, só alegria.

Mas fui advertido por um leitor e amigo de longa data sobre um inconveniente que pode se transformar em um transtorno muito grave.

A localização da folia!

Nas imediações de importante estabelecimento de saúde, o Hospital UNIMED.

Anteriormente dali partia a cavalgada e depois de diálogo com o Sindicato Rural foi modificado.

Esse amigo me fez notar, inclusive por imagens, que a intensa concentração de público prejudica o acesso rápido ao serviço de emergência.

Uma ambulância ou um paciente em veículo não conseguirá ter o acesso rápido necessário a um risco de vida além de propiciar a ocorrência de acidentes graves.

Não sou da direção do Hospital UNIMED, mas como médico chamo a atenção das autoridades para deslocar um pouco essa manifestação popular liberando esse acesso para que possa ocorrer de maneira rápida segura e eficaz, principalmente para o paciente.

Lá temos um PS de alto índice de atendimentos, doentes operados e uma CTI muito importante, e que concentra muitos atendimentos graves com risco de vida e permanentemente lotado.

Com a palavra o Sr. Prefeito Assis Ramos.
Link
Leia Também »
Comentários »