MENU

18/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Candidato em 2030

No JR Entrevista que foi ao ar nesta quinta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, revelou à jornalista Renata Varandas que será candidato à Presidência da República, nas eleições de 2030. Ele vai “pular” a eleição de 2026 porque certamente o presidente Lula será candidato à reeleição. Devido à pretensão de ser candidato a presidente, Dino não pensa em assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Na verdade, ele gosta mesmo é da militância política, tanto que abriu mão da magistratura, renunciando ao cargo de juiz federal em 2006 para disputar o mandato de deputado federal, sendo eleito. Em 2014 foi eleito governador no primeiro turno, com 63,52% dos votos válidos. Foi reeleito em 2018, também no primeiro turno, com 59,29% dos votos válidos. No ano passado se elegeu senador. Ao ser perguntado se já teria recebido convite para assumir a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, que sai em maio, Flávio Dino respondeu: “Não. Não fui e acho que não serei. Nunca pensei nisso”. Ainda na entrevista, o ministro defendeu a regulação das plataformas digitais e que o presidente Lula defende o debate sobre o tema no âmbito das Nações Unidas e do G20. “É um debate internacional de enorme importância... A União Europeia avançou nessa regulação. A questão principal é que não há nenhuma atividade humana que seja totalmente desregulada, porque senão tende a abusos. Nós estamos propondo, no Ministério da Justiça, a proteção da verdadeira liberdade de expressão, e tem a fronteira, que é o cometimento de crimes”, argumentou. 

Mais um 

E continua crescendo o número de pretensos candidatos à sucessão do Assis Ramos, nas eleições de outubro de 2014. Agora surge como pré-candidato o vereador e advogado Adhemar Freitas, Jr. Nascido em Imperatriz, é filho do ex-vereador Adhemar Freitas e sobrinho do ex-deputado Freitas Filho. Um bom nome, que se junta a Clayton Noleto, Rildo Amaral, Mariana Carvalho, deputado JP, Rodrigo Brasmar e João Lira. 

E...

Anotem, que certamente teremos mais pré-candidatos a prefeito de Imperatriz. Alguns ainda não se manifestaram publicaram, mas seus nomes começam as ser especulados, como do engenheiro Gláucio Serafim, que foi vice na chapa de Mariana Carvalho, em 2020, e o advogado Edmar Nabarro, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial (ACII).  

Sem folia

Vários municípios do Maranhão não realizarão festa de carnaval, decisão tomada depois da manifestação do Ministério Público, que fez algumas recomendações, como limite de gastos e até mesmo pedido à justiça de bloqueio da verna, como aconteceu em Imperatriz. Entre as cidades em que as prefeituras não farão carnaval estão Itinga, Turilândia, Timbiras, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Miranda do Norte e Governador Edison Lobão. Barra do Corda e Carolina reduziram os valores a serem gastos na Folia de Momo.  

Ouvidoria

De acordo com o Relatório Anual da Ouvidoria do TSE, o serviço recebeu 89.866 demandas em 2022. O número representa um aumento de 25% quando comparado com 2020, ano eleitoral anterior, quando foram recebidos 71.291 pedidos de atendimento. Do total de demandas recebidas no período, 750 foram arquivadas por serem repetidas por erro do sistema ou duplicidade de relato formulado pela mesma pessoa. Por isso, foram cadastrados no Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Ouvidoria — que engloba os canais de internet, telefone, e-mail, carta e pessoalmente — 89.116 relatos. 

Ouvidoria II

A maioria dos atendimentos foi feita pela internet (55,62%) e pelo telefone (44,02%). Em relação ao tipo de demanda, 49,57% foram pedidos de informação; 21,96% informação sobre o título de eleitor; 13,74% reclamação e 11,88% solicitação. Há ainda relatos de sugestão; denúncia; Lei de Acesso à Informação; agradecimento; curso a distância; recurso; notícia de assédio e discriminação, e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 
Link
Leia Também »
Comentários »