MENU

15/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 15/02/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

Faepa

Com um total de 109 votos, Carlos Xavier foi reconduzido ao mandato para o quadriênio 2023-2027 à frente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará. A eleição para a composição da Diretoria e do Conselho Fiscal da Federação, além dos Delegados que irão representar o Conselho da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi realizada na sede do Palácio da Agricultura, na capital paraense, no dia 8 de fevereiro de 2023.
Carlos Xavier destacou que a nova gestão e as diretorias que representam todas as regiões do Pará vão continuar atuando para que possa desenvolver o estado e torná-lo o primeiro em desenvolvimento na nação brasileira.
Ao longo do dia, paralelamente ao processo eleitoral, foram realizadas diversas discussões sobre temáticas de interesse do Agro, integrando a programação do Encontro intitulado “Unir para Desenvolver: Pará em 1º lugar”. A iniciativa do Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos reuniu várias lideranças sindicais rurais do Estado, além de palestrantes para tratar de temas que visam fomentar o desenvolvimento do agronegócio do Pará.

Ações

Durante a manhã, o presidente da Faepa, Carlos Xavier, recebeu no auditório, diversos dirigentes de órgãos estaduais, parlamentares, presidentes e coordenadores de Sindicatos de Produtores Rurais. Ele apresentou diversas ações que estão sendo efetivadas em decorrência do trabalho desenvolvido pelo Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos.
Carlos Xavier abordou ainda sobre os novos recursos tecnológicos que estão sendo utilizados para melhorar a vida do setor produtivo, com o uso de drones, por exemplo, usados para dar mais segurança no campo, através das ações de policiamento efetivadas pela Patrulha Rural da Polícia Militar do Pará. Também falou sobre a implantação dos Centros de Excelência previstos para serem inaugurados em várias cidades do Pará com foco nas principais cadeias produtivas de produção do Estado.

QR Code

A coordenadora de Projetos Especiais da Faepa, Maria Goretti Gomes explicou sobre importância do uso do QR Code pelos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a fim de proporcionar melhor organização nas atividades voltadas ao produtor rural do Estado que recebe benefícios, por meio de diversas ações como cursos, capacitações e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Homenagens

Sob aplausos do grupo da Adepará e demais participantes da plateia, em seguida, Xavier foi homenageado pelo Cresol que é um Sistema Cooperativo que se desafiou a fazer a diferença e hoje se destaca como uma das principais cooperativas de crédito voltadas ao Agro do Brasil.  A placa foi entregue pelo presidente da Cresol, Tonico Gripp.
Na oportunidade, também foi homenageado o pecuarista pioneiro na região de Tucuruí, Jahyr  Seixas. Ele recebeu uma honrosa placa como presidente de honra da Cresol.

Produtos do Pará

Na sequência, o engenheiro Agrônomo e produtor rural, Benedito Dutra, palestrou sobre a importância do cultivo da mandioca.
No estacionamento do Palácio da Agricultura, o Encontro “Unir para Desenvolver: Pará em 1º lugar” viabilizou stands com demonstrações de produtos do agronegócio paraense. Havia exposição de produtos como suco de laranja, sorvete de açaí com guaraná, preparação de carne, mel, verduras, cachaça, farinha e energia solar.
Ainda na programação, 62 policiais Militares receberam certificados em virtude de um curso que efetivaram para utilização de drones promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Os coordenadores de Núcleos receberam equipamentos para garantir a segurança nas propriedades rurais. Para que todo o trabalho pudesse ser efetivado, o assessor do Núcleo Empresarial da Faepa, coronel Mário Solano, articulou junto a Polícia Militar.

Questões agrícolas

À tarde, os participantes também contaram com uma palestra do secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rodolpho Bastos. Ele integra um grupo de trabalho junto a Faepa, por meio da participação da assessora Técnica da Faepa, Eliana Zacca e o diretor da Faepa, Guilherme Minssen, a fim de tratar sobre melhorias nas questões agrícolas do Estado.
Na ocasião, a IDH e a FAEPA reforçaram um protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver e implementar uma estratégia de longo prazo de uso sustentável do solo no Estado do Pará.
O diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno e a diretora Técnica do Sebrae, Domingas Ribeiro, apresentaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre CNA/Senar e Sebrae, a ser efetivado entre março de 2002 a março de 2027, com o objetivo de obter o desenvolvimento de empreendedores e de micro e pequenas empresas, além da melhoria do ambiente de negócios.

“Amazônia: Desenvolvimento e Meio Ambiente”

Dentre as diversas programações simultâneas, à tarde o tema “Amazônia: Desenvolvimento e Meio Ambiente”, foi ministrado pelo ex-deputado federal e ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo.
“O papel da Amazônia é prover o Brasil de recursos para as futuras gerações. A Amazônia tem a maior fronteira mineral do mundo, tem a maior reserva de água doce, a maior reserva de biodiversidade e tem um futuro na produção da agricultura e da pecuária. Com todos esses recursos somados, ela pode oferecer ao Brasil e aos amazônidas os meios de sobrevivência que hoje estão bloqueados e imobilizados”, afirmou Aldo Rebelo
No início da noite ocorreu o lançamento do livro “O Quinto Movimento” e sessão de autógrafos de Aldo Rebelo. A entrevista com o ex-ministro você confere no próximo bloco. (Com informações de Carla Moura, da Assessoria de Imprensa da Faepa).

 

CONEXÃO RURAL

  • Confira os destaques do Conexão Rural deste fim de semana:
  • Carlos Xavier é reeleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará;
  • Presidentes de sindicatos rurais comentam sobre a reeleição da diretoria da Faepa;
  • Teremos também uma entrevista exclusiva com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará, Giovanni Queiroz.
  • Ex-ministro Aldo Rebela afirma que a Amazônia não pode ser transformada em santuário ecológico;
  • Muladeiros maranhenses comentam sobre a participam no Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá (GO);
  • Na parte musical, teremos a dupla Giovane Baroni e Luciano, de Iporá.
Link
Leia Também »
Comentários »