MENU

11/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 11/02/2023 às 00h00min

TESTOSTERONA

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
No principal reduto de decisões políticas de Imperatriz, aos sábados, na Confraria do Olimpão, onde as publicações são extensamente debatidas, as da minha coluna entram no importante e construtivo debate das dúvidas.

O pessoal da chamada boa idade apresenta extensa lista de questionamentos e entre eles a atividade sexual na terceira idade.

Entra em debate o câncer de próstata, a atividade sexual, a libido, enfim sendo claro, o tesão e a capacidade sexual nesta idade.

Para tentar ajudar falaremos sobre a Testosterona e algumas dúvidas.

  O que é a Testosterona?  

É o principal hormônio sexual masculino e parte de um grupo de substâncias chamadas de hormônios androgênicos.
 
Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos tecidos reprodutivos masculinos, com testículos e próstata, além das características sexuais secundárias, como aumento da massa muscular, o engrossar da voz, aumento da massa óssea, disposição do pelos corporais e papel fundamental na libido sexual em homens e mulheres.

E a testosterona baixa como se manifesta, diminuição da libido, disfunção erétil, diminuição ou ausência das ereções espontâneas matinais, diminuição das fantasias sexuais e dificuldade de atingir o orgasmo. Os sintomas associados incluem sensação de redução da energia, fadiga, desmotivação, depressão, ansiedade, redução de massa magra, desmineralização óssea baixa do número de espermatozoides.

E as causas da baixa de testosterona, primeiro a menopausa e andropausa naturais, idade avançada, cirurgia com retirada dos testículos/ovários, radioterapia, quimioterapia, trauma, infecções, lesão testicular.

E como saber seu nível de testosterona? Tem que realizar a dosagem sanguínea, além de verificar outros hormônios androgênicos, requer consulta médica.

Como aumentar sua testosterona, verificado a baixa da concentração ela pode ser restabelecida por reposição através de gel. Injetável ou oral sob orientação médica.

E a testosterona na mulher, qual a sua importância? A concentração do hormônio é cerca de 8 a 10 vezes maior no homem, é secretada pelos ovários na mulher principalmente no meio do ciclo menstrual, no período da ovulação, aumentando a libido proporcionando maior chance de engravidar.

E a testosterona aumentada? Aumento de glóbulos vermelhos e o risco de trombose, acne, aumento pelificação e oleosidade da pele, redução do número de espermatozoides, aumento de mamas no homem, alteração humor, aumento colesterol e HDL, alteração função hepática.

A baixa de testosterona afeta a vida sexual, não existem alimentos que aumentem a testosterona e o uso da “maca peruana” não aumenta o nível da testosterona.

O uso de testosterona deve ser feito somente sob orientação médica, existe risco aumentado para os portadores de câncer de próstata.

Portanto, meus senhores, da andropausa da Confraria do Olimpão, se querem melhorar a atividade sexual na terceira idade procurem seu médico urologista. Dosem a testosterona, melhorem também sua autoestima, sua atividade física, seu humor e sua fadiga.

Não precisam ter medo do toque retal!
Link
Leia Também »
Comentários »