MENU

10/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 10/02/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Quem pariu Mateus…

É salutar a iniciativa de parte dos vereadores em pedir intervenção estadual na Saúde de Imperatriz demonstra preocupação com a comunidade e seus moradores, vez que a saúde na gestão Assis Ramos está mais para o IML que para a UTI. A intervenção em si, é preciso dizer, não traz solução definitiva. Feita a ressalva de que a saúde em Imperatriz sempre foi uma ferida a sangrar todos os dias e em todas as gestões, é nessa, com Assis Ramos e o vice-prefeito Alcemir Costa como secretário, que ela está pior. Colocar entre outras ineficiências, o argumento “Imperatriz atende as populações dos municípios vizinhos e até de outros estados” é coisa de ‘quem está perdido meio ao tiroteio’, pelo simples fatos de que todos os gestores anteriores administraram nessas condições e Imperatriz é pactuada como polo de macro complexidade. Tem mesmo que cumprir essa busca dos municípios que estão abaixo, de média e baixa complexidade. 

… que embale

É preciso ressaltar que Imperatriz recebe por ano 200 milhões de reais. Se o dinheiro pode parecer pouco como argumentam, não há, como a Justiça acaba de demonstrar através da Inspeção Judiciária realizada, zelo com a coisa pública no que tange à saúde. Tralhas e mais tralhas do que um dia foram equipamentos estão documentados. Para resumir: o governo do Estado assumir o ônus que a ineficiência do município gerou é cair em um poço sem fim, primeiro porque ninguém sabe o tamanho do problema que na aparência é só a falta de atendimento à população. Não é! Como em outros setores há dívidas e mais dívidas a pagar. 

Enfim

Não custa perguntar: quanto tempo duraria a intervenção? Até o fim do mandato do gestor? Se sanada, recuperada, sua devolução ao município levaria quanto tempo para voltar ao estado que se encontra hoje? Por tudo isso, duas conclusões: o estado administrar o caos seria o paraíso para Assis Ramos. Como principal responsável, não era ele que em plena campanha afirmava que “dinheiro tem, se não roubar dá”. Então, quem pariu Mateus, que embale.

E...

Finalmente não custa lembrar: o Estado já participa muito, e bem, da Saúde em Imperatriz. Além do Macrorregional, tem o Hospital Regional Materno Infantil, UPA, Casa da Gestante, Policlínica e a pleno vapor as obras do Socorrão de Imperatriz, previsto para entrar em funcionamento ainda este ano.  

Lançado

Presidente estadual do PP, ontem o deputado federal André Fufuca (PP) lançou o nome do deputado estadual Rildo Amaral como pré-candidato a prefeito de Imperatriz. Ele fez a publicação no Instagram, em que aparece com Rildo em um carro. “Pegando carona com o próximo prefeito de Imperatriz”, escreveu Fufuca.

Posse 

Hoje o partido Republicanos realiza evento de posse da nova Executiva Estadual no Maranhão. O presidente é o deputado federal Aluisio Mendes. Está confirmada a presença do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira. O partido está se fortalecendo no estado, com aproximadamente 20 prefeitos, além de vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças. No ato de hoje, às 14h, haverá novas filiações. A deputada estadual Janaina Ramos é do Republicanos.  

Contas 

Os integrantes do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) emitiram parecer prévio pela aprovação das prestações de contas apresentadas pelos seguintes gestores:  Adailton Ferreira Cavalcante (Fernando Falcão/2017); Arlindo Barbosa dos Santos Filho (Fortuna/2019); Carlos Alberto Gomes Batalha (Pio XII/2018); Francisco Pereira Tavares (Santana do Maranhão/2019); Jadson Passinho Gonçalves (Cedral/2019); Jairo Madeira de Coimbra (João Lisboa/2017); José Vieira Lins (Bacabal/2017); Lindomar Lima de Araújo (Marajá do Sena/2016); Marco Antonio Rodrigues de Sousa (Cantanhede/2017); Maria Paula Azevedo Desterro (Paço do Lumiar/2019); Orlando Mauro Sousa Arouche (Senador Alexandre Costa/2017); Raimundo Silva Rodrigues da Silveira (Parnarama/2019); Renato de Paula Ribeiro (Nova Colinas/2017); Ronildo Campos Silva (Penalva/2018) e Valmir de Morais Lima (Campestre do Maranhão/2016).

Contas II

O TCE-MA aprovou com ressalvas a prestação de contas de Sydnei Costa Pereira (Anajatuba/2018). José de Ribamar Silva Santos (Governador Luiz Rocha/2020) teve as contas desaprovadas.
Link
Leia Também »
Comentários »