MENU

08/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 08/02/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Olha aí!

Os problemas que vêm sendo denunciados no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, estão levando o Ministério Público e o Poder Judiciário a tomarem medidas, como aconteceu agora, e que acabaram atingindo a área cultural. A juíza Ana Lucrécia determinou que os recursos de mais de 400 mil a serem gastos com o carnaval, sejam investidos na compra de medicamentos para o hospital. Medida justa, necessária, porque a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Há verbas, e gordas, destinadas exclusivamente para a saúde, e caso estivesse havendo uma administração eficiente, certamente não estaria a justiça sendo obrigada a determinar uso de verbas de outra pasta para a saúde. Como já se disse, a saúde é prioridade, mas o povo também gosta de diversão, especialmente em se tratando de carnaval. Infelizmente, deixaram o setor de saúde chegar à situação atual e as autoridades judiciais não tiveram outra alternativa senão tomar medidas como a que ocorreu ontem, com a decisão firme da juíza Ana Lucrécia. Mas, pelo visto, há uma esperança em relação à festa. A prefeitura poderá utilizar recurso repassado pelo estado (consta que R$ 293 mil) e por empresários. É aguardar. 
 

Associação 

Presidida pelo prefeito Assis Ramos, a Associação dos Municípios da Região Tocantina e Sul – AMIRTS terá eleição para escolha da nova diretoria em 23 de fevereiro. Até aqui, não se sabe se Assis Ramos será candidato à reeleição ou quiçá, se há novos pretendentes. A AMIRT, depois de décadas, na atual gestão consolidou uma bonita sede localizada na Avenida Imperatriz, bairro Planalto. 
 

Segurança

Após um policial militar matar um homem na saída de um show, em São Luís, o deputado estadual Wellington do Curso apresentou indicação solicitando ao Governo do Estado a implantação de um Batalhão de Polícia em Eventos (BPE). Ao abordar o assunto, Wellington fez referência a diversos episódios que demonstram a necessidade de implantação do BPE e citou estados em que o Batalhão especializado já é uma realidade. 
 

Revoada

Boa parte da bancada do PL no Congresso pode passar a apoiar o governo do presidente Lula da Silva (PT). O PL é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e na Câmara Federal um terço dos parlamentares pode apoiar o petista. Entre eles estão os deputados Josimar de Maranhãozinho e sua esposa, Detinha. Na semana passada ele teve um pedido de cassação arquivado pelo Conselho de Ética da Câmara.
 

Mulheres

Em discurso da tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada Abigail Cunha exaltou o crescimento da bancada feminina naquela Casa. “É um momento histórico na Casa do Povo. Somos 12 mulheres e precisamos avançar ainda mais em todas as esferas públicas. Com um misto de sentimentos, subo a esta tribuna para, pela primeira vez, como deputada eleita com 48 mil e 25 votos, agradecer aos maranhenses que me concederam este mandato”. Ela é esposa do prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles. Vale lembrar que Imperatriz está representada na bancada feminina, com a deputada Janaina Ramos. Aliás, ela é a primeira mulher de Imperatriz a ser eleita deputada. 
 

E…

Além da bancada feminina expressiva, a Assembleia Legislativa do Maranhão está sendo presidida por uma mulher pela primeira vez em sua história. No último dia 1º foi eleita como presidente a deputada Iracema Vale (PSB). Enfermeira, ela foi prefeita por dois mandatos em Urbano Santos.
 

 Sônia Guajajara

Titular da pasta dos Povos Indígenas, a ministra Sônia Guajajara estará sexta-feira em Imperatriz. Acompanhada do vice-governador Felipe Camarão e do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, ela conduzirá audiência no auditório da Uemasul. Nascida nas terras Araribóia, em Amarante, a ministra é a primeira autoridade do governo Lula a vir a Imperatriz. 
Link
Leia Também »
Comentários »