MENU

04/02/2023 às 00h00min - Atualizada em 04/02/2023 às 00h00min

Colesterol bom, colesterol ruim

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


   
O colesterol é uma substância gordurosa parecendo uma cera presente no sangue. Uma parte do colesterol é produzida no fígado e o restante vem através da dieta principalmente de produtos de origem animal, carne, queijos, manteiga, ovos. É substância essencial a vida sendo principal componente de membranas celulares e matéria prima na produção de hormônios e vitaminas.  Como é gorduroso não se mistura com a água (sangue), sendo necessárias, proteínas especiais para o seu transporte. As chamadas lipoproteínas de baixa densidade (LDL - low) e a de alta densidade (HDL - high). 

O colesterol ruim

A LDL é uma lipoproteína de transporte do colesterol dentro do sangue através do corpo, a maioria das pessoas tem LDL elevados e é a responsável maior pelo depósito na parede dos vasos dando início a placa aterosclerótica levando com o progredir a episódios de isquemia. (infarto p ex). Os níveis muito elevados de LDL > 190 mg/dl) deve levar a hipótese da hipercolesterolemia familiar. A iniciativa de mudanças comportamentais reduz em cerca de 15% esse nível, se não for o suficiente para atingir a meta alvo deve se iniciar medicamentos como estatinas, ezetimiba ou inibidores de psck9. 

O colesterol bom

O HDL foi chamado de “colesterol bom”, porque antigamente se achava que estavam ligados a menos casos de doenças cardíacas e vasculares, no entanto está visão está sendo alterada, a utilização de medicação que elevou o nível do HDL não levou a menos doenças cardíacas, portanto os níveis elevados de HDL não devem ser considerados na análise de riscos e os níveis elevados de HDL não equilibram os níveis elevados de LDL. 

Triglicerídeos

São a forma mais comum de armazenamento dos lipídeos no corpo, seus níveis elevados têm sido associados a doenças cardíacas e fatores de estilo de vida como consumo de álcool, sedentarismo e obesidade, além do diabetes. O tratamento principal é a adoção de medidas comportamentais severas, seu tratamento medicamentoso inclui o uso de fibratos principalmente em doenças cardíacas graves, níveis baixos de LDL e triglicerídeos elevados após mudança de estilo de vida. 

Lipoproteína A (LP(A))

Não é amplamente conhecida nem medida embora seja fator importante de doença cardíaca, seu valor não muda muito na vida bastando ser dosada uma vez. Não existem muitas terapias disponíveis e estas incluem os inibidores de pcsk-9, anticorpos para diminuir o colesterol LDL e a aférese que é um tipo de diálise. 

Hipercolesterolemia Familiar

É uma das doenças genética mais comum caracterizada por níveis muito elevados de colesterol principalmente o LDL em pessoas jovens e que leva a doenças cardíacas graves, tem como causa um defeito genético em uma das proteínas responsáveis na absorção do LDL pelo fígado. É muito mais comum do que pensávamos afetando 1/200 a 1/ 300 indivíduos. É uma doença autossômica dominante, ou seja, basta um gene para haver a expressão da doença, filhos de pai ou mão afetada tem 50 % de chance de ter a doença.

Níveis elevadíssimos de LDL chegando até a mais de 400 e com ataques cardíacos por volta de 40 anos.

A ocorrência de depósitos de colesterol em volta das pálpebras (xantelasma), anel amarelo em torno da íris, depósito de colesterol em tendões das mãos e do cotovelo podem estar presentes.

Na ocorrência de casos de doença vascular precoce na família deve ser investigada a hipercolesterolemia familiar.

O diagnóstico é através do teste genético em um painel genético ampliado. Uma vez diagnosticado em um membro da família todos devem ser avisados já que a doença leva a ataques cardíacos precoces, ou seja, tem alto risco de doenças cardíacas. 

Pelo explicado fiquem atentos nos abusos e no colesterol e triglicerídeos, são doenças silenciosas e que podem ser fulminantes, vigiem fatores d riscos. 

Check-up anual sempre é recomendado e nos casos da hipercolesterolemia familiar a prevenção em toda a família, veja a história clínica de seus parentes próximos. Isso pode salvar sua vida.
Link
Leia Também »
Comentários »