Destaque
A Justiça Eleitoral foi uma das instituições que assumiu grande protagonismo em 2022, impulsionado pela realização de um dos pleitos mais disputados na história do país. Entre diversos temas de destaque na internet, como a Copa do Mundo, o termo “Eleições 2022” foi o mais lembrado no ano passado, segundo o ranking de buscas on-line Google Trends. Na categoria “buscas do ano”, além de trazer o termo “Eleições 2022” no topo, a sigla “TSE” figurou como a 10ª expressão mais buscada. Segundo o Google, o tema “Eleições 2022” também foi o mais procurado pelos internautas na categoria “acontecimentos”, superando as pesquisas sobre temas globais como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a morte da Rainha Elizabeth II. Ainda de acordo com o ranking, outros assuntos relacionados ao processo eleitoral brasileiro foram destaques no ano passado. A expressão “voto nulo ou branco” foi a terceiro mais mencionado na categoria “ou”. A procura pela frase “Como ser mesário nas eleições” ocupou a segunda colocação no grupo temático “como ser”, e a busca sobre “Como fazer o título de eleitor on-line” figurou na sétima colocação na classe “como fazer”. Também mereceram destaque as pesquisas sobre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. O nome do ministro foi o oitavo mais procurado no campo “personalidades”. O Google Trends é uma ferramenta do buscador de internet que mostra os mais populares termos pesquisados na atualidade. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo e em vários idiomas.
Posse
Hoje acontece a posse dos parlamentares eleitos nas eleições 2022. Estarão sendo empossados os senadores, deputados federais e estaduais. O presidente da República e os governadores assumiram no dia1º de janeiro. Tomam posse 27 senadores, sendo cinco reeleitos: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT). Outros 22 ficam sem mandato, entre eles o maranhense Roberto Rocha (PTB) e a tocantinense Kátia Abreu (PP).
E…
Pelo Maranhão, assume o mandato de senador o ex-governador Flávio Dino (PSB). Ele foi eleito ao derrotar Roberto Rocha. Dino deixou o Ministério da Justiça para tomar posse e reassumirá a pasta. A sua cadeira no Senado será ocupada pela primeira suplente Ana Paula Lobato (PSB), esposa do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). Os outros senadores são Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania), que iniciam o segundo mandato.
Câmara
Na Câmara Federal serão empossados 513 deputados eleitos em outubro do ano passado. A taxa de reeleição foi de 57% em 2022. Do Maranhão, se reelegeram 12. Seis estão foram da nova legislatura: Hildo Rocha, João Marcelo, Bira do Pindaré, Zé Carlos, Gil Cutrim e Edilázio Junior. As cadeiras deles serão ocupadas por Detinha, Duarte Jr, Amanda Gentil, Roseana Sarney, Fábio Macedo e Márcio Honaiser.
Assembleia
Na Assembleia Legislativa do Maranhão tomam posse 42 deputados. A sessão será presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PP), decano da Casa. Nas Eleições 2022, apenas 16 deputados se reelegeram. De Imperatriz, continuam Rildo Amaral e Antonio Pereira. Está fora Marco Aurélio. Mas a cidade continuará com três, porque se elegeu Janaina Ramos, a primeira mulher a ser deputada por Imperatriz.
Patrimônio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou carta para a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, dando apoio à candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para receber o selo de Patrimônio Natural da Humanidade. Lula atende a um pedido do governador Carlos Brandão, que divulgou o documento em suas redes sociais. No texto, Lula ressalta a beleza do local onde “o deserto e o mar se encontram, criando uma paisagem única”.