MENU

28/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 28/01/2023 às 00h00min

Morreu João da Farmácia

CLEMENTE VIEGAS

CLEMENTE VIEGAS

O Doutor CLEMENTE VIEGAS é advogado, jornalista, cronista e... interpreta e questiona o social.

 
O falecimento inesperado e “precoce” de João da FARMÁCIA mexeu e mexe com os sentimentos, e a sensibilidade de todos nós que com ele convivemos. E dele nos servimos do seu sal e da sua luz, em forma dos atendimentos farmacêuticos (ou farmacopeicos) que ele ministrava com absoluta humildade e simplicidade. Dinâmico e atento. Tudo por conta da sua sina, do seu carisma, dos seus dons.

A palavra de Deus em Mateus, Capítulo 5, Versículos 13 e 14, nos diz: “Vocês são o sal da terra”. “Vocês são a luz do mundo”. João da Farmácia, sempre de pé, ao balcão da farmácia foi esse sal da terra e essa luz do mundo, para quem as pessoas faziam fila ao aguardo do seu atendimento. Fui um entre os tantos, nessa fila: É como posso testemunhar.

Com a perda de João da Farmácia. Imperatriz e região estão de luto. Ouso dizer então que daqui por outras gerações não teremos outro “João da Farmácia” por aqui. Fiel discípulo do bem-aventurado frei Alberto do Grajaú: honesto, humilde, benfazejo, carismático abençoado - João foi um discípulo que honrou as lições do mestre. Descansa em paz, SEU JOÃO. Também Em Mateus, 5, está escrito: “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança”. Eis aí João da Farmácia, o teu Galardão! A terra que herdaste!!!

*****************************

JOÃO DA FARMÁCIA É GENTE QUE FAZ

(Texto publicado nesta coluna em abril de 2022).

“Imperatriz tem contado com a graça e a bênção de portar no seu seio “farmacêuticos práticos” que no balcão de suas respectivas farmácias, tem prestado relevantes e inestimáveis serviços ao social que os rodeia. Nome de peso, assim foi FRANCISQUINHO da Farmácia dos Bons Remédios. Lá estava escrito: “O Francisquinho ajuda a curar”. Tivemos por aqui o SEU NOGUEIRA, decano de primeira hora da Imperatriz mais antiga. Tivemos o Seu Alencar com uma Farmácia na Avenida Getúlio Vargas. Tivemos o PEDRO GEREMIAS, prático de nome, de respeito e das antigas. Jovem, tivemos o BATALHA, com a Farmácia do mesmo nome que ainda hoje fica no Bairro Vila Nova. E em meio às honras e méritos temos o SEU JOÃO DA FARMÁCIA, de corpo presente!

Conheci o Seu “JOÃO DA FARMÁCIA”, por volta dos anos 1980, balconista, trabalhando sempre de pé numa e depois noutra farmácia na Av. Getúlio Vargas, hoje o CALÇADÃO da cidade. Pelo carisma, presteza, atenção, cordialidade e qualidade do quanto fazia, já naquela época as pessoas faziam fila à espera e ao atendimento de JOÃO DA FARMÁCIA. Gente assim, só pode vencer e prosperar. E então João da Farmácia é próspero. É VENCEDOR.

Arrimado em seu trabalho diário das sete da manhã às sete da noite – em doze horas de trabalho, de segundas às sextas-feiras, com exceção dos sábados (até às 13 horas), sempre de pé, dinâmico, servil e atencioso, ele mantém o seu próprio estabelecimento farmacêutico – FARMÁCIA SANTA MÔNICA. Quem porventura não o conheça (e quem não o conhece?), logo é capaz de imaginar que ele seja um balconista como os demais do seu negócio. Mas não. Ele é o SEU JOÃO DA FARMÁCIA a quem as pessoas fazem fila, esperam e fazem empenho de ser atendidos por ele. Nessa rotina de 1977 até aqui faz 45 anos! Números que indicam sua experiência, sua identidade, seu DNA.

SEU JOÃO é um homem visivelmente humilde, simples e ABENÇOADO. Melhor dizendo: ABENÇOADÍSSIMO!!! Dos oito aos doze anos, mourejou, conviveu e acompanhou a Frei Alberto, um homem santo a quem Grajaú e região e todo aquele sertão em dezenas de léguas em volta e mais meio mundo e fim do mundo lhes devem homenagens por toda a vida e pelo resto da vida. Afinal Frei Alberto, com formação em medicina, na Itália e mais tarde com exercício legal no Brasil, praticou a medicina e toda uma gama de práticas e conhecimentos na área da vida e da saúde naqueles sertões e além-fronteiras. Falecido há quarenta anos, até hoje o povo de Grajaú e meio do mundo deve homenagens à benemerência e aos méritos do Frei Alberto.

E o garoto JOÃO? Bebeu da fonte, provou do sal e serviu-se da luz e da sombra de Frei Alberto, acompanhando-o em partos, cirurgias, implantes, “enxertos”, consultas bem como nas pregações da Santa Missa, em DESOBRIGA. João da Farmácia formou-se, com honraria, dignidade e louvor na “UNIVERSIDADE DA VIDA”, pelas luzes do extraordinário e MILAGROSO FREI ALBERTO. Então João da Farmácia, sempre de pé no seu trabalho, é honra, é caráter dignidade no quanto faz. E foi de pé que me atendeu para uma imprensada entrevista.

Mesmo em pé no diário balcão do seu negócio, SEU JOÃO DA FARMÁCIA, detentor de Curso Superior em Letras, tem família assentada, filha que o auxilia na atividade comercial, esposa do mesmo quilate, dois filhos com formação superior e exercício em BIOQUÍMICA e FARMÁCIA. Seu João é, portanto, uma das colunas de sustentação e honraria desta cidade.  Portanto, SEU JOÃO DA FARMÁCIA É GENTE QUE FAZ!

* Viegas interpreta e questiona
Link
Leia Também »
Comentários »