MENU

28/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 28/01/2023 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Presos

Dois servidores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís foram presos nesta quinta-feira, 25, em flagrante, junto com o proprietário de uma oficina da Areinha.
As prisões foram efetuadas pela Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor), segundo apuração da jornalista Alessandra Rodrigues, da Mirante AM. Os dois servidores – que trabalhavam no setor administrativo da pasta – são acusados de haver desviado para a oficina do terceiro detido uma motocicleta apreendida em operação de trânsito no ano passado.
O dono da oficina foi o primeiro preso, e depois delatou os dois funcionários da SMTT.

Pedoa

Bem na moleira: Assim como a Argentina, Simplício propõe que Lula perdoe, também, a dívida de R$ 4,5 bi do MA. O deputado federal maranhense compara que, se o Brasil tem condições de abrir mão de recursos devidos pelo país vizinho e aliado – que tem IDH 40 posições acima da brasileira - pode também abrir mão dos pagamentos do estado que está entre os mais pobres do país.
O deputado federal Simplício Araújo fez nesta quarta-feira, 25, uma proposta ao governo Lula (PT) que pode beneficiar o Maranhão e os maranhenses.

Argentina

Segundo o parlamentar, se Lula pode perdoar dívida da Argentina com o BNDEs, que tem melhor Índice de Desenvolvimento Humano que o próprio Brasil, deve também perdoar os R$ 4,5 bilhões que o Maranhão deve ao mesmo banco. – A Argentina tem IDH 40 posições acima do Brasil, renda per capta maior, esperança de vida ao nascer e alfabetização melhores – justificou Simplício. Segundo ele, o Maranhão está entre os estados mais pobres do país e deveria receber esta ajuda do Governo Federal, sobretudo agora, que tem como ministro da Justiça um maranhense que governo o estado.

Voos

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia Aérea do Brasil, prevê um Carnaval 2023 propício às viagens. Por essa razão, planeja aproximadamente 390 voos extras para o período da maior festa popular brasileira, que mobiliza toda a nação e ainda turistas vindos do exterior. Nada menos que 72 mil assentos adicionais são inseridos na malha aérea da Companhia, contemplando a demanda acentuada por voos em diferentes regiões do País.

Volumosas

A Companhia planeja para esse período operações volumosas tanto em cidades emissoras de turistas quanto receptoras de visitantes que vão aproveitar a folia. São elas: Salvador (SSA), Rio de Janeiro/RIOgaleão (GIG), São Paulo/Guarulhos (GRU), Campinas/Viracopos (VCP), Recife (REC), Porto Alegre (POA), Fortaleza (FOR), Florianópolis (FLN), Curitiba (CWB), Maceió (MCZ) e Belo Horizonte/Confins (CNF).

Picos

Nos dias de pico das viagens, 16 e 17 de fevereiro, a malha aérea da GOL atingirá 789 decolagens/dia e mais de 143 mil assentos disponíveis, uma marca comparável à oferta registrada na alta temporada de verão 2022/2023 da Companhia. 

Operação

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou nas primeiras da manhã desta quinta-feira (26), a Operação Deterrimus, voltada para o combate a fraudes em licitações no município de Cachoeira Grande (MA), distante 138 km de São Luis.  Na ação foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Bacuri e Cachoeira Grande. Em nota a PF informou que a ação contou com a participação de 40 policiais federais que cumpriram as determinações judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da SJMA, decorrentes de representação elaborada pela Polícia Federal.

Amizade

Parece que a amizade de Moro e Bolsonaro terminou. O PL entrou com uma ação na Justiça Eleitoral contra o ex-juiz federal e senador. No processo que corre no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o ex-ministro da Justiça que esteve ao lado de Bolsonaro durante a campanha do ano passado é acusado de abuso de poder econômico e caixa dois. Nos autos do processo, o partido alega que o ex-juiz tentou driblar a legislação eleitoral em dois movimentos: na desistência em concorrer ao Palácio do Planalto que teria o levado a exceder o gasto limite de campanha e na migração partidária do Podemos para o União Brasil. 

Necessidades

O trabalho pode até suprir nossas necessidades básicas. Porém, são nossos sonhos que nos mantém vivos. São pelos sonhos que suportamos as dores nossas e as dos outros, sem necessidade de escondê-las ou reprimi-las, penso eu! Resta só saber se, pelo que sonhamos, ousamos atender os anseios do coração. Vamos que vamos! Bom dia, ótimo final de semana a todos!”. Padre Felinto. 
Link
Leia Também »
Comentários »