MENU

25/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 25/01/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Encontro Nacional de Muladeiros

A equipe do Conexão Rural já está em Iporá, a 220km de Goiânia, no oeste goiano, para fazer a cobertura do 15º Encontro Nacional de Muladeiros, que no sábado, deverá contar com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado, sempre presente ao tradicional evento.
O Encontro dos Muladeiros começou ontem à noite com a escolha da Rainha Amog (Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano), no Parque Agropecuário Arthur da Costa Barros.
O presidente da Amog, Davi Melo, disse que a expectativa é muito grande e acredita que “o evento deste ano superará os anteriores em se tratando de participantes e público visitante”.
O Encontro conta com a presença de muladeiros de quase todo o Brasil, incluindo os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso e do exterior.
Hoje, quarta-feira, a partir das 9h, será realizado o concurso de traia (laço/alpaca). Haverá ainda a abertura oficial a partir das 14h e desfile de animais começando às 15h. E à noite, show com a dupla mineira Lucas Reis e Thacio.
Amanhã, quinta-feira, haverá provas funcionais, Team Roping (Laço de boi em dupla), concurso de Morfologia de Muares e Asininos e prova de Marcha de Jumento Montado. À noite, haverá show com a dupla Gino e Geno.
A programação musical até sábado inclui também shows com Di Paulo e Paulino e Rio Negro e Solimões.

 

Reportagens especiais

Em breve, no Conexão Rural (TV e site e aqui na coluna), matérias especiais sobre esse mais importante evento de Muladeiros do Brasil.
Patrocínio: Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog); Frigorífico Rio Maria, Haras Santos Reis (Roberto Paulinelli); Marcovel (Marcinho); Amazon Soluções Consultoria Tributária - especializada em tributos - Parauapebas -PA (Jover Moraes), e Fazenda Central - Neném do Manelão, Marabá (PA).
Colaboração: Henrique Costa Alves, Ulianópolis (PA) e Fazenda Bela Vista, Canaã dos Carajás (PA), proprietários: Omilton e Leléu.

 

Comitê Gestor da AgroBrasília se reúne constantemente
para acertar os últimos detalhes da Feira deste ano

O Comitê Gestor da AgroBrasília tem promovido constantes reuniões, para tratar de assuntos diversos sobre a maior Feira de Tecnologia e Negócios do Planalto Central, que neste ano será realizada de 23 a 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na BR 251, km 05. O objetivo é ajustar os mínimos detalhes para que a Feira seja sucesso cada vez mais, a exemplo das edições anteriores e supere os valores de negócios realizados no ano passado.
Segundo a organização da Feira, a AgroBrasília 2022, realizada de 17 a 21 de maio, após cinco dias intensos de programação e de negócios, registrou R$ 4,6 bilhões em negócios. Participaram da Feira em 2022 cerca de 520 expositores e passaram pelo Parque Tecnológico Ivaldo Cenci aproximadamente 135 mil pessoas. A expectativa da organização é que estes números sejam superados em 2023.

 

Insumos e genética

Sementes e outros insumos, máquinas, implementos, veículos, genética vegetal e animal, soluções de geração de energia foram alguns dos atrativos disponíveis na Feira, para produtores de todos os portes e segmentos. O potencial das sementes, por exemplo, pôde ser verificado nos plots das empresas de tecnologia vegetal no Parque e por meio dos resultados da Competição de Cultivares de Soja e Milho, divulgados no primeiro dia da AgroBrasília.
Produtores também foram apresentados, por exemplo, a serviços especializados de busca de eficiência energética nas propriedades por meio da instalação de usinas de energia fotovoltaica. As máquinas, tão necessárias ao plantio, foram outro destaque, com muitas novidades de plantadeiras, colheitadeiras, escavadeiras, entre outras, além dos implementos, que tornam o uso das máquinas mais completo.

 

Agricultura de precisão

Além disso, instrumentos da agricultura digital e da agricultura de precisão se sobressaíram – uma das ferramentas desse agro 4.0, o drone, e suas aplicações, foram apresentados em vários momentos da Feira. Havia ainda alternativas para o período de pós-colheita, nas áreas de armazenagem, beneficiamento e movimentação de granéis, e para a gestão da propriedade rural.
A agenda ambiental ditou outros setores da AgroBrasília – foram apresentados bioinsumos; técnicas sustentáveis, a exemplo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – com atividades no campo demonstrativo de cinco hectares no Parque Ivaldo Cenci –, além de todas as tecnologias que racionalizam o uso de insumos, entre eles os defensivos agrícolas.

 

Agricultura familiar

Agricultores familiares e pequenos agricultores tiveram seu espaço garantido, com muito conteúdo técnico e novidades disponíveis em diversas áreas da Feira, especialmente nos espaços da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
 

Programação técnica

A programação técnica também teve vários destaques – fóruns e painéis sobre bioinsumos, uso e conservação do solo, produção de uvas e vinhos no Cerrado, atuação das mulheres no agronegócio, por exemplo, foram bastante prestigiados.
“É incontestável a contribuição da AgroBrasília para o desenvolvimento da região. A sua realização trouxe, aos produtores, a oportunidade de acesso a diversas tecnologias inovadoras, tanto em máquinas e equipamentos, quanto em insumos. E, para a edição de 2023 o visitante terá novidades,” declarou ao Conexão Rural, José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF, cooperativa realizadora da Feira. (Com informações da assessoria de imprensa da AgroBrasília).
Link
Leia Também »
Comentários »