MENU

21/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 21/01/2023 às 00h00min

“CHECK-UP”

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
 
É uma rotina em consultórios médicos o atendimento de pessoas que querem se prevenir de doenças, notadamente a prevenção de doenças neoplásicas (Câncer).

Na década de 30 a expectativa de vida de um brasileiro era de 36,5 anos aumentou na atualidade para 77 anos. Vários fatores contribuíram para esse resultado, o progresso da ciência na elucidação mais precisa de diagnósticos precoces é uma das mais importantes.

Contribui muito para esse aumento da expectativa de vida a utilização dos chamados check-ups.

Esses procedimentos tiveram seu aumento progressivo no pós guerra e atualmente sua utilização está bem estabelecida quanto a sua necessidade e seu resultado no bem estar geral.

Existem vários tipos de procedimento chamados de check-ups, o geral e o por especialidades com ginecológico, cardiovascular, coloproctológico, urológico, cerebral etc.

Atualmente existem, nos grandes centros, clínicas e verdadeiros hospitais somente dedicados somente ao tema.

Check-up médico consiste em uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem com a finalidade de avaliar a saúde do paciente como um todo, podendo diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce e que ainda não se manifestaram em sinais clínicos e sintomas.

E qual deve ser a frequência do check-up?

Não existe consenso mundial ou nacional sobre essa frequência de sua realização, a grande maioria recomenda sua realização anualmente ou, em casos da existência de situações especificas, abreviar sua realização.

E quais os exames que se realizam em um check-up completo?

O hemograma verifica alterações das hemácias, plaquetas, alguns parâmetros da coagulação e os glóbulos brancos, A glicemia para o diabetes e o pré-diabetes, colesterol e triglicerídeos nas dislipidemias (causas de infarto e AVC), ureia e creatinina avaliando função renal, AST e ALT, enzimas que avaliam o funcionamento do fígado, TSH e T4 tireoide, Ácido úrico, gota, exame da urina e de fezes, eletrocardiograma, teste ergométrico (esteira), ecocardiograma, imagem do coração e ultra som abdominal.

Nas mulheres o exame ginecológico com Papanicolau (câncer útero) mamografia (câncer de mama) e ultra som transvaginal (doenças das mulheres – útero e ovários).

Temos também nos homens o exame da próstata – toque retal e PSA.

Existem também check-ups específicos como coloproctológico para prevenção do câncer colo retal muito importante, lembra de Pelé, de Roberto dinamite da Preta Gil.

Check-up específico fitness com foco importante na avaliação cardiorrespiratória.

Os fumantes e ex-fumantes com vistas à prevenção do câncer pulmonar, tomografia de tórax anual e mesmo nos ex-fumantes em um período de 15 anos.

As doenças do aparelho digestivo com exames específicos em determinadas condições como prevenção de câncer do aparelho digestivo.

As condições especificas devem ser vistas pontualmente.

E o check-up pré-nupcial?

Um senhor de oitenta anos está fazendo seu check-up e avisa ao médico que é porque vai se casar.

O médico adverte os riscos para sua saúde já que sua noiva tem 21 anos.

“Então vou trazer ela para ela não se sentir mal e morrer, concorda doutor?”

CONSULTE SEU MÉDICO!
Link
Leia Também »
Comentários »