MENU

21/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 21/01/2023 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Queda

O Terminal Portuário São Luís (TPSL), administrado pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – registrou recorde na movimentação de cargas em 2022. Foram 5,4 milhões de toneladas de carga geral transportadas, representando o maior volume desde 2015, um ano após a companhia ter iniciado a operação do ativo, quando movimentou 4,9 milhões de toneladas. A marca histórica é reflexo do crescimento do Corredor Norte que, por meio da Ferrovia Norte-Sul (FNS), opera o escoamento da produção de grãos do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Mato Grosso, Pará e Goiás, pelo Terminal Portuário São Luís.

Mix

O mix de cargas movimentadas no TPSL inclui insumos minerais e cargas do agronegócio, com destaque para os grãos – mais precisamente soja e milho. Na comparação com 2021, o fluxo desse tipo de carga cresceu 900 mil toneladas. O avanço da produção de grãos aliado a operações logísticas integradas e uma gestão voltada excelência na experiência do cliente são fatores decisivos para o desempenho recorde do terminal. Além disso, boas taxas operacionais, menor tempo de espera e embarque e previsibilidade de line-up estão entre os fatores que também contribuem para o crescimento do TPSL. 

São João

O São João do Maranhão conhecido pela sua diversidade, e que atrai turistas de todos os cantos durante o mês de junho, será tema da Escola de Samba Estácio de Sá no Carnaval deste ano do Rio de Janeiro. No último sábado (14) a agremiação fez o seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Assinado pelo carnavalesco Mauro Leite, a primeira escola de samba do Brasil vai apresentar o enredo “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”. 

Ensaio

O ensaio técnico do último sábado contou com a presença da advogada, apresentadora, criadora de conteúdo e embaixadora do UNICEF, Thaynara OG, que será embaixadora Oficial da agremiação para o Carnaval 2023. Este ano, a escola disputará o campeonato da Série Ouro e o retorno ao Grupo Especial do Carnaval carioca no desfile que acontecerá dia 17 de fevereiro.  

Oposição

A oposição do prefeito Léo Cunha entra em desespero em Estreito e chora pelo leite derramado. Todos na cidade de Estreito estão presenciando os ataques de pelancas; que alguns blogueiros, segundo alguns, incentivados pela destruída e derrotada oposição, estão fazendo contra o atual prefeito, Léo Cunha. 

Gosto

O desespero da oposição simplesmente está ocorrendo pelo fato de o atual gestor ter caído no gosto popular dos estreitenses. Léo Cunha, além de estar transformando a cidade, está tendo sucesso por exercer o seu mandato com disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade. Todas estas qualidades do Léo Cunha, são uma das principais funções administrativas que estão definindo a sua bela gestão, e tudo isto fez com que os seus opositores caíssem no desespero e desgraça política. 

Mamando

Hoje em Estreito, do mamando a caducando sabe das atrocidades que os que jogam pedras no atual prefeito nos dias de hoje, fizeram contra a cidade e a população da cidade de Estreito. Agora eles têm o direito de chorar pelo leite derramado.

Visita

Presidente da Subseção de Imperatriz da OAB-MA visita Câmara Municipal. Na manhã desta quinta-feira, 19, o presidente da Subseção de Imperatriz da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Bruno Guilherme da Silva Oliveira, visitou o presidente da Câmara Municipal, vereador Alberto Sousa (PDT).
Link
Leia Também »
Comentários »