MENU

21/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 21/01/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Na briga

Ontem, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, reiterou em entrevista ao jornal da CBN o apoio do Partido a Rogério Marinho (PL-RN) na disputa pela presidência do Senado. Ele declarou que é necessário um presidente com equilíbrio para defender a harmonia dos poderes e as funções de cada Casa. “Marinho reúne essas condições. É um camarada que se ganhar a eleição vai estar lá para defender e cumprir a obrigação dele”, reiterou ao elogiar a trajetória do senador eleito pelo PL do Rio Grande do Norte, e ex-ministro do Desenvolvimento Regional. “O Senado é a Casa mais importante, temos lá 81 senadores e temos 513 deputados, isso só no Congresso Nacional, e a função do presidente do Senado, que é o presidente do Congresso, é defender as instituições, as duas Casas”, afirmou Costa Neto à CBN. Valdemar disse ainda que o PL tem conversas avançadas com outros partidos e que tem margem de apoio para ganhar a eleição do Senado Federal. Uma das legendas é o PP. O PL de Jair Bolsonaro vai enfrentar o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

E…

Vale lembrar que 11 dos 18 deputados federais do Maranhão apoiam a reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Em foto divulgada nas redes sociais aparece Lira com Aluísio Mendes (Republicanos), Amanda Gentil (PP), André Fufuca (PP), Dr. Benjamim (União Brasil), Duarte Júnior (PSB), Fábio Macedo (Podemos), Josivaldo JP (PSD), Júnior Lourenço (PL), Márcio Honaiser (PDT), Márcio Jerry (PCdoB) e Rubens Júnior (PT). 

Julgamentos 

O ano judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) iniciará dia 23 de janeiro com a realização da primeira sessão jurisdicional. A condução dos trabalhos é da presidente, desembargadora Angela Salazar, juntamente com os demais membros: o corregedor, desembargador José Luiz de Almeida; o juiz federal Lino Souza; os juízes estaduais Cristiano Simas e André Bogéa; e as juristas Anna Graziella Neiva e Camilla Ramos. Também participa o procurador Hilton Melo. As sessões estão todas marcadas para acontecerem de forma híbrida entre os dias 23 e 31 de janeiro. Para visualizar a pauta de cada uma das sessões, acesse a guia “sessões de julgamento” em “serviços judiciais”, disponível no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br.

Apoio 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, se reuniu com o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, e assessores. O embaixador e a equipe foram à Suprema Corte brasileira para prestar solidariedade pelos atos de vandalismo registrados no último dia 8 de janeiro contra os Três Poderes:  Executivo, Legislativo e Judiciário.

Prematura

Em entrevista à Rádio Mirante AM, o deputado federal Aluisio Mendes, presidente do Republicanos no Maranhão, considerou prematura a movimentação de políticos por cargos federais no estado. Recentemente houve uma reunião entre o governador Carlos Brandão (PSB) e deputados do PT, PCdoB e PSB. Aluísio Mendes observou que “os casos de parceria e ocupação de cargos federais, seja na esfera federal em Brasília, ou nos estados, passará por todo um critério de fidelidade, de competência, e será negociado de forma muito próxima ao presidente Lula. E ele já disse, mais de uma vez, que essas mudanças só acontecerão a partir do mês de fevereiro, a partir da posse da nova Mesa Diretora da Câmara e do Senado”. Aluísio é aliado do ex-presidente Jair Bolsonato. 

Covid

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), não há nenhum dos 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, ocupado em Imperatriz. O mesmo em relação aos leitos clínicos. Todos os 40 desocupados. O número de casos da doença é baixo na cidade, mas dois óbitos foram registrados neste mês, um no boletim do dia 12 e outro no boletim do dia 14. No Maranhão já foram registradas 11.043 mortes.  
Link
Leia Também »
Comentários »