MENU

12/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 12/01/2023 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Alimentação

Iniciada a partir dos 6 meses de vida - antes disso o aleitamento materno é o único alimento indicado - a introdução alimentar é uma fase chave para os primeiros contatos do bebê com as comidas e deve ser feita com muita paciência e estratégia para atingir o paladar da criança.

Difícil

A introdução alimentar pode ser uma fase difícil, principalmente entre os tutores que buscam soluções em meio à agitação da rotina. Preparar cada comida diariamente tem sido a dificuldade de muitas famílias envoltas em trabalho e demais ocupações. Para ajudar na praticidade, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Facimp Wyden, Thalita Almeida, nos ajuda com algumas dicas valiosas. 

TCU

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, acompanhado pelo deputado federal Rubens Pereira Jr (PT) e pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, participou de audiência com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O encontro teve como objetivo garantir que os recursos destinados ao Fundo de Participação Municipal (FPM) não sejam reduzidos.

Erro

O fato de a projeção estar 12 anos distante do último Censo e de não ter sido realizada uma contagem populacional prevista para 2015 também contribuiu para o erro no repasse das informações relativas aos números. Na prática, o FPM é composto por parte da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR), mais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). E para que distribuição aconteça, cabe ao IBGE encaminhar os dados populacionais ao TCU, que por sua vez fixa o coeficiente de cada município, aplicando a metodologia definida em lei, que também leva em conta a renda per capita.

Sensível

O presidente do TCU Bruno Dantas se mostrou sensível ao tema e disse estar disposto a discutir um possível acordo judicial entre a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Advocacia Geral da União (AGU) e IBGE.

Perda

No Maranhão são vários municípios que deverão perder arrecadação oriundo do FPM e isso poderá provocar grave crise nas administrações que terão perdas nos repasses de recursos que eles hoje recebem.

Imperatriz

Imperatriz está fora destes prejuízos com o possível desfalque por conta da redução da população do município pelo IBGE e o censo que ainda não terminou e já assusta os prefeitos.
Link
Leia Também »
Comentários »