MENU

11/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 11/01/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Conexão Rural estreia no próximo sábado, às 7h, na TV Meio Norte de Imperatriz

O programa Conexão Rural, a voz do campo na TV, que produzo e apresento há 11 anos no Pará, estreia no próximo sábado (14), às 7h, na TV Meio Norte de Imperatriz (MA) - canal 19.1, com reprise no domingo no mesmo horário.

O Conexão Rural divulga as notícias do agronegócio e da agricultura familiar, além de abrir espaço para a moda de viola, a música sertaneja raiz, os cantores regionais e as nossas manifestações culturais e religiosas.

No programa de estreia, por exemplo, será apresentado um documentário sobre Folia de Reis, que foi produzido pela TV Câmara, além de cantoria de Reis no estado do Tocantins, e uma entrevista com o cantor, compositor, pesquisador, violeiro e produtor cultural Volmi Batista sobre a importância das Folias de Reis no Brasil. Volmi Batista é presidente do Clube da Viola Caipira do Distrito Federal.

Secretário Raimundo Roma no Conexão Rural

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção do município de Imperatriz, Raimundo Roma, estará no Conexão Rural Especial de estreia na TV Meio Norte no próximo sábado.

 Roma falou sobre as ações da Seaap em 2022 e sobre as perspectivas para 2023.

Sérgio Reis

Na parte musical, o cantor Sérgio Reis é o convidado especial de estreia do programa Conexão Rural, no sábado, na TV Meio Norte.
A entrevista on-line foi gravada no estúdio da Rádio Açaí, em Imperatriz.

 Sorridente e descontraído, direto de São Paulo, Sérgio Reis falou sobre música e sobre seu carinho pelo Maranhão, Pará e Tocantins.

Agradecimento

Meus sinceros agradecimentos ao diretor da TV Meio Norte, Scheick e toda a equipe de profissionais da emissora; ao prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; ao chefe de Gabinete, Marcelo Moreno; ao secretário de Agricultura de Imperatriz, Raimundo Roma, e aos produtores rurais da região pela receptividade e apoio para a veiculação do Conexão Rural em Imperatriz.

Agradeço também ao jornal O Progresso e todos os colegas de imprensa da TV Meio Norte e ao amigo Timóteo, da Rádio Açaí, pela a ampla divulgação da estreia do nosso programa no próximo sábado.

Aguardo você dia 14, sábado, às 7h, na TV Meio Norte - canal 19.1. de Imperatriz, com o programa Conexão Rural, a voz do campo na TV.

Micro, pequenas e médias empresas geram renda e movimentam comércio ético na Amazônia

Conectar consumidores de todo o Brasil com comunidades da floresta, reconhecendo e valorizando o papel fundamental dessas populações para a conservação da biodiversidade e manutenção da floresta em pé, é parte essencial de uma nova economia descarbonizada, mais inclusiva e justa, que gere riqueza e conserve a Amazônia. E esta tem sido a contribuição das 27 micro, pequenas e médias empresas dos setores de alimentos, cosméticos, moda, decoração e saúde ao participarem da Rede Origens Brasil.

A Rede Origens, criada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Instituto Socioambiental (ISA) e administrada pelo Imaflora, conecta empresas, organizações comunitárias e consumidores para seguirem modelos de negócios éticos que valorizem a floresta e seus povos. Juntas, essas PMEs movimentaram cerca de R$ 7 milhões nos últimos 6 anos e contribuem para que comunidades da Amazônia se estruturem por meio de um comércio justo.

O Origens Brasil busca fortalecer as cadeias de produção e negócios dentro de Áreas Protegidas como estratégia de manutenção da floresta em pé e geração de renda para as populações tradicionais e povos indígenas, verdadeiros guardiões do patrimônio socioambiental. Para isso, a Rede identifica territórios (corredores de áreas protegidas onde vivem populações tradicionais e povos indígenas) e mapeia os produtores, que são cadastrados em uma plataforma digital que permite registrar toda as transações comerciais, permitindo que o consumidor tenha acesso às informações sobre os produtos, sua origem e as relações comerciais praticadas. Desta forma, conecta todos os elos da cadeia de suprimentos através de um sistema de garantia inovador capaz de dar a segurança de que o mercado tanto precisa.

Micro empresas

A participação das micro, pequenas e médias (PME) vem crescendo na Rede: em 2016 e 2017, a média de adesão foi de três empresas por ano; em 2018 e 2019, passou para quatro, e, em 2020 e 2021, a média dobrou, chegando a oito ao ano. A atuação da Rede, que é composta por 35 empresas, contribuiu para a manutenção de 36,8 milhões de hectares de floresta em 2021. “Os pequenos negócios, apesar de reduzidos em escala, são os responsáveis por mover a economia da floresta. São empresas que atuam junto aos produtores locais e ajudam as comunidades a se organizarem, criando estrutura para aumentar a oferta de produtos e melhorar a qualidade de vida dessa população”, diz Luiz Brasi, coordenador da Rede Origens.

A marca Manioca, de Belém do Pará, é fundada e gerida por amazônidas e produz temperos, molhos, granolas, farinhas, petiscos e geleias a partir de ingredientes nativos da Amazônia. “A Rede Origens nos auxilia na garantia de comércio ético e no desenvolvimento das comunidades envolvidas, permitindo que nosso impacto alcance ainda mais longe do que seria possível fazermos sozinhos. Além disso, através do QR code na embalagem, ela possibilita que nossos consumidores tenham informação sobre a origem dos ingredientes que compõem o nosso produto”, afirma Joana Martins, da Manioca. O setor de alimentos corresponde a 39% das PME participantes, assim como moda e decoração. Além destes, 19% atuam em cosméticos e 3% na área de educação e saúde.

Para participar da rede, as empresas precisam adquirir anualmente matéria-prima ou produtos de populações tradicionais e/ ou povos indígenas em um dos cinco territórios reconhecidos pela Rede (Rio Negro, Norte do Pará, Solimões, Tupi Guaporé e Xingu), por meio de comércio ético. (Enviado por Érika Ferreira Oliveira -  Profile – SP).
Link
Leia Também »
Comentários »