MENU

11/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 11/01/2023 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Medicina

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas integrais dos cursos de Medicina autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos das instituições de ensino que integram o Instituto de Educação Médica (IDOMED). Interessados podem se inscrever pelo site econ.rio.br/bolsistas23-1e realizar a inscrição até o dia 12 de janeiro. A seleção é destinada para ingresso no primeiro semestre de 2023 e, ao todo, serão 40 vagas distribuídas em diferentes regiões do país.
 

Enem

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, entre 2017 e 2021, e atender às condições estabelecidas no edital de cada unidade, como: não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de 1,5 a 3 salários-mínimos por pessoa, a depender da instituição escolhida  e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.
 

Aumento

Os emplacamentos de veículos no Maranhão tiveram um aumento de 7,7% no ano passado na comparação com 2021, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 85.634 unidades de janeiro a dezembro do exercício passado contra 79.466 do anterior. Apesar desse acumulado positivo, no último mês do ano passado houve uma queda nos emplacamentos. Foram 7.845 unidades emplacadas contra 7.904 de novembro, o que representou uma queda de 0,75%. Na comparação com dezembro de 2021, quando os emplacamentos somaram 7.502, houve um aumento de 4,57%.
 

Motocicleta

Ao longo de 2022, o segmento que teve melhor desempenho no Maranhão foi o de motocicletas, que registrou um aumento de 22,79% na comparação com 2021.  Foram 45.481 unidades contra 45.184. Já o pior desempenho foi de ônibus, com queda 43,94%, isto é, 245 unidades emplacadas contra 437 em 2021.
 

Mental

Se ainda persistia alguma dúvida sobre a importância de vencer tabus e promover diálogos e ações sobre saúde mental nas corporações, os quase três anos de pandemia posicionam essa necessidade como prioridade. Fique atento! Mental Health Summit reunirá especialistas em torno de temas como burnout, saúde na maternidade, futuro do trabalho e humanware https://bit.ly/3XmKBuz 
 

Retornando

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista à CNN que pretende antecipar sua volta ao Brasil. O político, que foi para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro, um dia antes do fim de seu mandato, contou que tinha de programado para voltar ao país só no fim de janeiro, mas que por conta de problemas de saúde, irá adiantar o retorno. De acordo com o colunista Lauro Jardim, Bolsonaro foi internado nesta segunda-feira em um hospital em Orlando, na Flórida, por conta de “dores abdominais”. “Eu vim [aos Estados Unidos] para ficar até o final do mês (janeiro), mas pretendo antecipar minha volta. Porque, no Brasil, os médicos já sabem do meu problema de obstrução intestinal por causa da facada. Aqui, os médicos não me acompanharam”, falou Bolsonaro à CNN .
 

Email

A Polícia Federal criou o e-mail denuncia 8 janeiro @pf.gov.br para receber informações sobre os envolvidos nos atos do último domingo. A PF segue investigando os atos de vandalismo com a execução de ações de polícia judiciária, realização de perícias e mobilização de policiais federais de vários Estados do país para apoio às forças de segurança no Distrito Federal.
 

Bagunça

O governo terá tempo para arrumar toda a bagunça que foi deixada nos poderes, domingo, além de punir os responsáveis pela invasão terrorista e que sejam punidos para servir de exemplo.
Link
Leia Também »
Comentários »