MENU

07/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 07/01/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

CPI 

Senadores que foram membros da CPI da Pandemia acionaram a Advocacia do Senado para fazer uma “radiografia” dos processos instaurados após a apresentação do relatório final e reunir todos os documentos que consideram ser provas de crimes cometidos pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro durante o período de enfrentamento à covid-19. Conforme informações da Agência Senado, os parlamentares esperam que, sem foro privilegiado, Bolsonaro seja julgado em primeira instância. O relatório final da CPI, apresentado em outubro de 2021 pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), acusou formalmente o então presidente Jair Bolsonaro de ter cometido nove crimes: prevaricação; charlatanismo; epidemia com resultado morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade. O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que sempre se opôs ao chamado “núcleo duro” da CPI da Pandemia e promoveu a defesa das ações do governo federal no enfrentamento à covid-19, contesta essa nova movimentação por parte de alguns senadores. “Depois de uma eleição controversa, com negativa de diversos pedidos de investigações sobre o sistema eleitoral e aplicação de censura, querem tornar Bolsonaro inelegível! Não existe elemento que possa sustentar essa denúncia, é um absurdo!”, rebateu Heinze.

Fora!

Ontem foi oficializada a desistência do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) da disputa pela reeleição à presidência da Assembleia Legislativa. “Após debatermos de forma democrática e republicana, decidimos pela unidade quanto à eleição para a Mesa Diretora da Assembleia. Apoiaremos a candidatura à presidência da deputada Iracema Vale, do PSB”, afirmou ele. Até poucos dias a vitória de Othelino era dada como favas contadas. Mas de repente o governador Carlos Brandão (PSB) resolveu entrar no jogo e reverteu a situação a favor da deputada eleita Iracema Vale. Agora, com a certeza da derrota, o deputado anuncia a desistência. Antes, teve uma reunião com Iracema. 

E...

A eleição na Assembleia Legislativa está marcada para 1º de fevereiro, quando Iracema Vale será aclamada nova presidente e será a primeira mulher a comandar a AL. Ela foi prefeita de Urbano Santos e se elegeu deputada com 104.729 votos. Foi a maior votação já registrada no Maranhão na disputa por vaga à Assembleia Legislativa.

TCE

No ano passado, o ex-deputado Marcelo Tavares assumiu o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). Ele é sobrinho do ex-governador José Reinaldo Tavares. Agora, anuncia-se que Daniel Brandão poderá ser indicado para a vaga do conselheiro Edmar Cutrim, que está se aposentando. Daniel é sobrinho do governador Carlos Brandão. Edmar Cutrim, que já foi deputado, pode assumir cargo no governo do estado. 

Apoio 

O governo Lula está em busca do apoio do Partido Progressista (PP) no Congresso Nacional. A legenda fazia parte da base do ex-presidente Bolsonaro e tem 47 parlamentares. O PT já começou a conversas com as lideranças do PP, que no Maranhão tem o deputado federal André Fufuca, atualmente na liderança do partido na Câmara. Ele chegou a presidir a sigla, quando o senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi para a Casa Civil no Governo Bolsonaro. 

Apoio II

“Ele teve um trabalho exitoso como líder do governo anterior… Agora, eu gostaria de ter o líder Eduardo aqui junto conosco… O próprio Eduardo Gomes é um líder dentro dos marcos da democracia e que fez o trabalho aqui no Congresso Nacional sem nenhum excesso”. A afirmação foi feita pelo líder do governo Lula no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues, em entrevista à Globo News, se referindo ao senador tocantinense Eduardo Gomes. 
Link
Leia Também »
Comentários »