MENU

06/01/2023 às 00h00min - Atualizada em 06/01/2023 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Mulheres

Estamos vivendo um novo momento na história do Brasil e é uma grande alegria ver 11 mulheres como ministras do governo. Na posse de Simone Tebet, destacou-se esse marco histórico para as mulheres brasileiras, em especial ver Simone à frente de um Ministério tão importante como o do Planejamento e Orçamento. 
 

Posse

Geraldo Braga participou em Brasília DF, da posse de Flávio Dino, no Ministério da Justiça. O prefeito estava acompanhado da deputada estadual Ana do Gás. Flávio Dino foi governador do Maranhão durante 7 anos e 3 meses. Durante seu mandato, o governo do Maranhão realizou diversas obras no município atendendo solicitações do prefeito Geraldo Braga, de quem é amigo e parceiro. Ana do Gás também já deu sua parcela de contribuição com a gestão municipal, destinando recursos de emendas parlamentares para execução de obras de pavimentação de ruas no distrito Bananal entre outras ações.
 

Parceria

Depois de uma parceria bruta entre prefeito e governador e que não deu certo para a cidade, está reativado o bom relacionamento entre prefeitura e governo do estado, que se revestirá em obras e serviços, bem diferente do governo anterior, em que não havia relacionamento. Quem ganha é Imperatriz.
 

Mexendo

Podem apostar: a deputada eleita Janaina vai andar com seus próprios pés em São Luis e vai procurar ocupar espaço como deputada, e não ficar esperando cair do céu. Experiência politica ela tem de sobra, fruto dos quase sete anos como primeira-dama e de disputar um mandato de deputada e se sair vencedora.
 

Ações

Na manhã desta quarta-feira (04), o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, recebeu o prefeito Assis Ramos, que esteve acompanhado da deputada estadual eleita, Janaína Ramos, para tratar sobre ações de mobilidade e recuperação de novas vias urbanas para o município.
 

Parceria

Na ocasião, foi solicitada a parceria do Governo do Estado com a prefeitura a fim de serem realizados serviços de tapa buraco, com o objetivo de melhorar a acessibilidade dos veículos que trafegam nas vias urbanas da cidade. Além disso, para a Região Tocantina, foi solicitada a retomada das obras de recuperação da rodovia MA 006, trecho entre Grajaú e Formosa da Serra Negra, juntamente com o recapeamento da MA 280, entre Montes Altos e Governador Edson Lobão.
 

Governador

Após ficar de escanteio na sucessão estadual, o senador Weverton Rocha decidiu mergulhar e aguardar a maré baixar para voltar a se articular por novos campos e mesmo sem anunciar ainda qual será seu horizonte, tem seu destino definido com mais quatro anos de senador, o que terá tempo para pensar onde errou para uma nova disputa.
 

Federalização 

A declaração do ministro da Justiça, Flávio Dino, de que é uma “questão de honra” desvendar a morte de Marielle Franco reacendeu o debate sobre a federalização das investigações do assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes, que até hoje aguarda um desfecho. A própria família de Marielle pretende discutir o assunto em reunião neste fim de semana, no Rio de Janeiro. O ressurgimento da hipótese de federalização do caso, no entanto, enfrenta forte resistência, tanto dentro da Procuradoria-Geral da República (PGR), a quem cabe pedir isso, quanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidiu manter a apuração com as autoridades do Rio de Janeiro em 2020.
Link
Leia Também »
Comentários »