MENU

31/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 31/12/2022 às 00h00min

Linha de Fundo

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA é responsável pelas editorias de Polícia e Esportes

LUTO

O governo federal decretou luto oficial de três dias no Brasil pela morte de Pelé. O maior jogador de futebol da história morreu na quinta-feira 29, em São Paulo, em decorrência de um câncer no cólon. O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que deixa o poder no domingo, 1º, e publicado em edição extra do Diário Oficial da União. “É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol”, registra o documento.

LAMENTADA

A morte do rei do futebol foi lamentada tanto por Bolsonaro quanto pelo presidente eleito Lula. O atual mandatário afirmou que “levou o nome do Brasil para o mundo”. Já o petista declarou que “nunca houve um camisa 10 como ele”. Lula disse ainda que muito embora Pelé tenha judiado muito do seu Corinthians, mesmo assim teria de render todas as homenagens a ele, pelo que ele fez pelo Brasil, conquistando três Copas do Mundo sendo embaixador do Brasil na área esportiva.

VELÓRIO

O Santos informou que o velório de Pelé acontecerá na próxima segunda-feira (2), na Vila Belmiro. O corpo do Rei do Futebol, que morreu nesta quinta, aos 82 anos, será levado do hospital Albert Einstein para o estádio do Peixe na madrugada de segunda. De acordo com o clube, o caixão de Pelé será posicionado no centro do campo, e o local será aberto ao público às 10h de segunda.

DURAÇÃO

O velório terá duração até às 10h da terça. Após a cerimônia, vai acontecer um cortejo nas ruas de Santos, com passagem pelo canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé, que ainda está viva com 100 anos. O corpo do Atleta do Século será sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, também na cidade do litoral paulista, em ato reservado para familiares.

EM TAUBATÉ

A Delegação do Imperatriz, neste momento está ainda viajando para Taubaté. Na altura do campeonato, já viajou mais da metade do percurso de 2.411 km, entre Imperatriz e Taubaté, que fica na região do Vale do Paraíba, sede do grupo 14 da Copa São Paulo Júnior. A chegada está prevista para este domingo (1º). O Imperatriz estreia dia 3 de janeiro contra o próprio Taubaté, às 15h, no Joaquinzão, local onde vão acontecer todos os jogos da fase de grupos.
 

CURTINHAS

Pelé se eternizou além dos lances. Também se colocou acima dos números. Não se resume apenas à fama. É a aura que tornou Pelé tão grandioso ao futebol. Porque, afinal, o camisa 10 lendário deixou de ser um simples humano há décadas. O craque é, na verdade, uma entidade – e por isso às vezes a gente perde de vista o que foi, ou diminua o homem falível. Não há sinônimo maior de futebol do que Pelé. E, por isso mesmo, o que carrega consigo acaba sendo muito mais sublime. É literatura, prosa de uma conquista ou poesia de um lance. É pintura, pincelada em seus gols. É música, resumida pela voz empolgada dos narradores que tiveram a honra de transmitir suas façanhas. Arte no estado mais puro e, ao mesmo tempo, mitológico. Pois o que importa, toque de exagero em uma realidade já superlativa, é o encantamento que todo mundo aguarda como clímax diante da bola***Entre aqueles que melhor resumiram Pelé, está Nelson Rodrigues***Com essa narrativa de gênio do Nelson Rodrigues, encerro a coluna nessa semana, desejando a todos um iluminado 2023***Até ano que vem!
Link
Leia Também »
Comentários »