MENU

31/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 31/12/2022 às 00h00min

GASTRITE, ÚLCERA E REFLUXO

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro Regional de Medicina e Conselheiro Federal de Medicina representando o Estado do Maranhão


   
Tempo de festas, Natal e Ano Novo, folga nos afazeres diários e exageros alimentares o que nos leva a desconforto estomacal, aquela sensação de queimação no estômago, a azia e o acordar igual a um dragão de madrugada indo direto ao copo de leite.

Mas quando esse sintoma se torna constante e diário alguma coisa pode e deve estar errada.

Isso pode ser indício de uma condição como úlcera, gastrite ou refluxo, ou uma combinação destes.

Apresentam sintomas bastante semelhantes dificultando muitas vezes em saber qual é o seu real problema, somente a partir do diagnóstico teremos o exato tratamento

Iremos esclarecer brevemente quais as diferenças entre eles.

 

Gastrite

A sensação de ardor na boca do estômago pode ser mais que uma indisposição alimentar pode ser uma gastrite.  Segundo a FBG cerca de 70 % da população brasileira tem algum tipo de gastrite, ela é uma inflamação do revestimento interno do estômago, difusa ou focal, aguda ou crônica dependendo do tipo de infiltrado inflamatório. As principais causas são bacterianas, (todos já ouviram falar do H. pylori), virais e uso de medicamentos notadamente os anti-inflamatórios

Os sintomas mais notáveis são a sensação de estufamento, dor intensa no estômago, azia, vômitos, sangramento nos casos mais graves, perda do apetite.

 

Úlcera

É o nome que se dá a qualquer lesão que provoque a quebra da barreira de proteção de um tecido. No estômago existem diversas substâncias que participam do início do processo digestório, notadamente o ácido clorídrico, em uma pessoa normal existe equilíbrio entre a exposição ao ácido e elementos protetores, a quebra desse equilíbrio pode levar a ulceração no estômago e no duodeno, O que pode levar a esses desequilíbrios o fator mais notável é a infecção pela bactéria H. pylori, existem outras razões mais.

Os principais sintomas são a dor entre o umbigo e o esterno com o estômago vazio (dor – come – passa – jejum - dor novamente) dor noturna, hemorragia digestiva (vômitos de sangue e/ou melena), fadiga, dor no peito. Anemia.

 

Refluxo

Tem sintomas menos incômodos que os dois outros, o principal sintoma é a azia, mas existe a regurgitação alimentar (volta à comida na boca) tosse crônica com pigarro, dor torácica imitando infarto (às vezes), entalo, e pode até precipitar crises asmáticas.
 

Tratamento

Primeiro o correto diagnóstico, uma endoscopia digestiva será necessária, talvez com biópsias, é muito importante afastar as lesões malignas (câncer) de esôfago e estômago.

O esclarecimento da existência do
H. pylori e seu correto tratamento tem que fazer o controle de alguma maneira porque seu tratamento incorreto leva a persistência das lesões.

O
H. pylori é importante fator de risco cara câncer de estômago.

E, obviamente a mudando de hábitos, as chamadas medidas comportamentais observando eliminar coisas nocivas e manter alimentação saudável.

Caso tenha esses sintomas consulte seu médico!

                               FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!
Leia Também »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90