MENU

29/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 29/12/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Conexão Rural estreia dia 14 de janeiro de 2023 
na TV Meio Norte, canal 19.1, em Imperatriz

O programa Conexão Rural, a voz do campo na TV, de Parauapebas (PA), que comemorou 11 anos no ar dia 18 de dezembro, estreará dia 14 de janeiro de 2023, das 7h às 8h, no sábado, com reprise no domingo no mesmo horário, na TV Meio Norte, canal 19.1, em Imperatriz (MA).
O idealizador, produtor e apresentador do programa, jornalista imperatrizense Lima Rodrigues, fechou a parceria anteontem (27) com o diretor da TV Meio Norte, Sheick. A Meio Norte foi fundada em 1º de janeiro de 2011 pelo empresário timonense Paulo Guimarães, quando a televisão, em Teresina, desfiliou-se da Rede Bandeirantes para virar uma emissora independente e voltada ao público da Região Nordeste, especialmente do estado do Piauí, onde está a sede do Grupo.
A TV Meio Norte de Imperatriz é afiliada e está no ar há pouco mais de 1 ano, ou seja, fez um ano em outubro de 2022.

 

Conexão Rural

O Conexão Rural divulga conteúdos importantes sobre o agronegócio e a agricultura familiar, ecoturismo e meio ambiente, além de abrir espaço para a moda de viola, a música sertaneja raiz, os artistas regionais, o folclore e as manifestações culturais e religiosas, como, por exemplo, a Folia de Reis, ou seja, as coisas do sertão.
Segundo Lima Rodrigues, “a equipe do Conexão Rural estará sempre em Imperatriz produzindo matérias sobre agronegócio e agricultura familiar na região tocantina, mas mantendo também a produção de reportagens no Pará, Tocantins e outros estados e trazendo as novidades para Imperatriz”.

 

O Conexão Rural já é sucesso no Pará e no Brasil. 

Confira onde o programa é veiculado:
O Conexão Rural vai ao ar todo sábado às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA), com reprise no domingo no mesmo horário, e pode ser visto ainda nos sites parceiros: TV Web O PROGRESSO, de Imperatriz (MA); O Nortão, de Porto Velho (RO); Minuto Rural, de Piraí do Sul (PR); Norte Agropecuário, de Palmas, e Folha do Bico, de Araguatins, no Tocantins, e também no www.sucessonocampo.com.br, um dos mais importantes portais do agronegócio do estado de Goiás, com sede em Jataí, além das redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa.
O programa está disponível no You Tube (Conexão Rural Brasil), hoje com quase 9 mil inscritos.
O Conexão Rural é veiculado também às 13h30 de domingo pela TV Milagro Brasil, de São Paulo, canal focado ao mundo do agro, que fez sua estreia em fevereiro do ano passado em rede nacional, via parabólica, frequência 3.665 mega-rertz.  Na TV Milagro, o programa é reprisado várias vezes ao longo da semana. 
E a partir de 14 de janeiro de 2023, entre às 7h e 8h, estará na TV Meio Norte – canal 19.1, de Imperatriz, com reprise no domingo no mesmo horário.
Conexão Rural, há 11 anos a voz do campo na TV.
Agricultores familiares de São Félix do Xingu (PA) obtêm vitória pela regulação de aplicação de agrotóxicos
São Paulo, 27 de dezembro de 2022 - Os agricultores familiares de São Félix do Xingu, município da região sudeste do estado do Pará, obtiveram uma enorme vitória no último dia 15 de dezembro, com a publicação da Instrução Normativa Nº 01, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Mineração (EMMAS), da Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu (PA), que define as áreas sensíveis a aplicação aérea de herbicidas no âmbito do município.
A partir de agora, a aplicação de herbicidas por meio de aeronaves só poderá ser realizada em locais com no mínimo 10 mil metros de distância das áreas sensíveis listadas na normativa; a mil metros de povoados, cidades, vilas, bairros, de mananciais de captação de água para abastecimento de população; e quinhentos metros de mananciais de água, moradias isoladas e agrupamentos de animais.
Essa é uma vitória das diversas organizações e associações de produtores rurais familiares de São Félix do Xingu, como a Associação de Mulheres Produtoras de Polpa de Frutas (AMPPF), que recebe apoio técnico do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), por meio do programa Florestas de Valor, para promoção de uma produção mais sustentável e de menor impacto, como SAFs agroecológicos. além da inserção dos produtos em programas governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros mercados de maior valor agregado.
A diretora da AMPPF, Maria Josefa Machado Neves, acredita que a normativa é um bom avanço para solucionar situações como as vividas por ela ao longo deste ano. Em abril, quando houve uma aplicação de agrotóxicos por parte de um fazendeiro das imediações feita a partir de uma aeronave, sua plantação de mamão, que teria como destino o programa de merenda escolar do município, foi atingida e totalmente perdida. “Eu fui uma das mais prejudicadas”, lembra a agricultora, que contou com a produção de polpas para compensar minimamente a perda completa da plantação de mamão.
Mesmo após reuniões com a SEMMAS, em novembro nova aplicação foi feita de modo incorreto por pecuaristas da região atingindo áreas de Josefa e sua vizinha, provocando uma diminuição na produção das frutas que utilizam para fazer as polpas, sem contar com os impactos na sua plantação de mamão e na plantação de mandioca de sua vizinha. Desta vez, após procurarem a SEMMAS e a prefeitura, as associações e cooperativas locais foram ouvidas, o que culminou na publicação da normativa.
Celma Gomes de Oliveira, Coordenadora de Projetos do Imaflora em São Félix do Xingu, destaca uma importante inovação trazida pela normativa: as compras de herbicidas deverão ser precedidas por uma autorização para a aplicação do produto. Desta forma, será possível fazer o controle e cruzar os dados dos compradores junto às revendedoras, com um maior controle da quantidade e destino dos produtos vendidos. “Hoje a pessoa compra e não tira licença para comprar o herbicida. Agora vai precisar levar a autorização da secretaria. A ideia é cruzar as informações de compra. Vai ter autuação para a revendedora e para o produtor que comprar sem licença”, explica Celma.
No último dia 21 de dezembro houve uma reunião promovida pela SEMMAS com o intuito de apresentar todos os detalhes da normativa para produtores, revendedores e associações. Para consolidar a abrangência da IN, agregar novas áreas sensíveis que, porventura, ainda não estejam contempladas na normativa e para engajar um maior número de produtores, uma nova reunião foi convocada para janeiro.
Com a publicação da normativa, Josefa espera que o potencial de produção sustentável do município, que possui 300 famílias cadastradas no programa Território Sustentável, do governo do estado, possa avançar. “Nós só queremos sobreviver, e para sobreviver nós temos que ter o direito de plantar e colher”, resume a agricultora.

 

Sobre São Félix do Xingu

São Félix do Xingu é o município com o maior rebanho bovino do país, concentrando 2,5 milhões de cabeças de gado, conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal de 2021, divulgada em setembro pelo IBGE. Além disso, a cidade também costuma liderar índices de desmatamento - foi o município que mais desmatou a Amazônia no último mês de agosto, por exemplo, com 92km, segundo dados do Imazon; e ficou em segundo lugar entre as cidades com os maiores índices de emissões de gases de efeito estufa segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases (SEEG), do Observatório do Clima.
 

Sobre o Imaflora

O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), uma organização brasileira sem fins lucrativos, nasceu em 1995 defendendo que a melhor forma de conservar florestas é dar a elas uma destinação econômica, associada ao uso responsável dos recursos naturais.
O Instituto atua no Brasil todo, promovendo ações que contribuem para a conservação dos recursos naturais e, também, para melhoria e manutenção da qualidade de vida de trabalhadores rurais e florestais, populações tradicionais, indígenas, quilombolas e agricultores familiares.
Da mesma maneira, busca fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento local sustentável que possam ser reproduzidos em outros municípios, regiões ou biomas do País.
Por meio de soluções integradas e inovadoras, o Imaflora tem se revelado um agente de mudanças nos setores florestal e agropecuário, demonstrando que é possível:
- Conciliar produção com conservação.
- Combinar benefícios sociais, ambientais e econômicos.
- Reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Para saber mais sobre os projetos e as soluções empreendidas pelo Imaflora visite a página www.imaflora.org
Material enviado para a coluna pela assessoria de imprensa do  do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) Comunicação Projetos

 
FELIZ ANO NOVO COM
SAÚDE, PAZ E FELICIDADE!
Link
Leia Também »
Comentários »